Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Agendamento para emissão de Carteira de Identidade será feito pela Polícia Civil

Publicada em

Por Deyvison Longui, com edição de SEGOV/SUB-COM


  • Parcerias e meios de implementação

Divulgação Semcid
Carteira de Identidade
Munícipes poderão agendar a emissão do RG no site da PMV apenas até a próxima terça-feira (15) (ampliar)

Tem mudança para quem vai emitir a Carteira de Identidade na capital! A partir da próxima quarta-feira (16), o agendamento on-line para tirar o documento (1ª e 2ª vias) na Casa do Cidadão será feito diretamente pela Polícia Civil do Espírito Santo.

O morador que precisar emitir a documentação deverá acessar o endereço www.agendamento.es.gov.br e seguir os passos solicitados, como escolha da categoria (Carteira de Identidade) e unidade (cidade de interesse), para conferir a disponibilidade de vagas, dias e horários.

No entanto, até a próxima terça (15), o agendamento continua sendo feito pelo site da Prefeitura de Vitória, a partir das 12 horas. Quem agendou hoje (11) fará o documento na segunda (14). O agendamento de segunda (14) será para emitir o RG na terça (15) e quem agendar na terça vai tirar o documento na quarta (16).

No dia 16, o agendamento será totalmente realizado no site da Polícia Civil, a partir das 8 horas.

Casa do Cidadão

Na Casa do Cidadão, em Itararé, o serviço de emissão da Carteira de Identidade é realizado de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas. O local, que é um equipamento da Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), funciona como um posto para a confecção do documento na capital.

1ª via

A emissão da 1ª via da Carteira de Identidade é um serviço gratuito em todo o território nacional, conforme a Lei Federal 12.687/2012. No entanto, a cobrança (pagamento da taxa DUA) para a emissão da 2ª via do documento ainda é válida, de acordo com a legislação de cada Estado.

Confira aqui quais são os documentos necessários para solicitar a 1ªa via, bem como o que é preciso apresentar para pedir a 2ª via. Saiba ainda quais documentos podem ser incluídos na nova cédula de identidade, conforme decreto federal 9.278, de 5 de fevereiro de 2018.