Em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha o Abrigo Institucional para pessoas em situação de rua, localizado no território de Ilha de Santa Maria, mais conhecido como Abrigo 3, promoveu, nesta terça-feira (22), uma roda de conversa com sua equipe e acolhidas do espaço.
De acordo com a coordenadora do Abrigo 3, Michela Damasceno, a proposta é levar informação sobre a história de luta do povo negro, sua resistência e vitórias conquistadas até hoje e a autoaceitação. "A maioria das acolhidas são mulheres negras, assim como o público que busca os serviços socioassistenciais", ressaltou ela.
Michela enfatizou que "boa parte dos comportamentos apresentados com relação ao preconceito, é reprodução do que vivenciaram ao longo da vida". A roda de conversa possibilitou que as acolhidas e funcionários - de coordenação, assistente social, psicólogo, nutricionista, cuidadoras, educadora social a auxiliares de serviços gerais - participassem juntos. A roda de conversa foi direcionada pela assistente social da Gerência de Atenção a Família (GAF), Maria Goreti Celestino.
A secretária de Assistência Social de Vitória, Soraya Mannato, disse que apoia toda e qualquer iniciativa que vá na direção do combate ao racismo seja ele institucional ou social. "Temos que ser antirracistas 24 horas onde quer que estejamos", ressaltou.