Aprender sobre sustentabilidade pode ser leve, divertido e ocorrer de forma interativa. Neste sábado (8), um grupo de 20 crianças e adolescentes do 11º Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória embarcará em uma experiência única no Eco CEA Horto, localizado no Horto de Maruípe, onde explorará ecotécnicas sustentáveis e conhecerá soluções inovadoras para a preservação do meio ambiente.
O espaço, inaugurado recentemente pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), foi criado para demonstrar na prática como pequenas mudanças podem gerar grandes impactos na conservação dos recursos naturais. Acompanhados pela equipe da Gerência de Educação Ambiental, os escoteiros terão contato com sistemas de captação de água da chuva, geração de energia solar, iluminação LED, telhados translúcidos, jardins sensoriais e paredes verdes. Além disso, aprenderão sobre reutilização de madeira de demolição e o descarte correto de resíduos em ecopontos destinados a pilhas, baterias e óleo de cozinha usado.
Para o secretário de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger, o Eco CEA Horto é um convite à adoção de práticas mais sustentáveis no dia a dia. "Queremos mostrar que sustentabilidade não é um conceito distante. Com pequenas ações, como aproveitar melhor a luz natural ou reutilizar materiais, podemos tornar nossas casas mais eficientes e amigas do meio ambiente", ressaltou.
Vitória ampliando a educação ambiental
A capital capixaba conta com uma rede de Centros de Educação Ambiental (CEAs) espalhados por unidades de conservação e parques urbanos, que desenvolvem projetos voltados à conscientização ambiental. Até 2021, eram apenas quatro espaços desse tipo em funcionamento. Na atual gestão, esse número mais que dobrou, somando agora nove centros voltados à educação ecológica.
Além das atividades desenvolvidas em cada parque, os CEAs promovem programas já consolidados pela Gerência de Educação Ambiental, como o "Mangueando na Educação" (sobre manguezais), "Vitória Cidade Limpa" (resíduos sólidos), "Praia Limpa" (preservação das praias) e "Educação Ambiental para Guarda Responsável de Animais Domésticos" (bem-estar animal), entre outros.
Quer visitar o Eco CEA Horto?
O espaço está aberto para escolas, grupos comunitários e instituições interessadas em aprender mais sobre práticas sustentáveis. Para agendamentos e mais informações, basta entrar em contato com a Semmam pelos telefones (27) 3382-6536 / (27) 3382-6585 ou acessar o Portal Interativo de Educação Ambiental IntErAge Vix.