Notícias

Zika: Drone identifica possíveis focos de reprodução do Aedes aegypti

Publicada em 15/12/2015, às 17h08 | Atualizada em 15/12/2015, às 17h19

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


Imagem divulgação
Drone registra criadouro do mosquito do Zika
Imagem do drone mostra caixas d´água abertas: situação é propícia para desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti

Nova ferramenta da Prefeitura para encontrar criadouros dos mosquitos Aedes aegypti, o drone já identificou possíveis focos de reprodução das larvas do inseto em Vitória.

Imagens do equipamento registraram água acumulada em caixas d´água, situação propícia para o desenvolvimento do mosquito. O flagrante aconteceu durante a fase de testes do uso do aparelho.

As imagens serão enviadas para o Centro de Vigilância de Saúde Ambiental (CVSA), que irá encaminhar os agentes de combate a endemias para avaliar e realizar o tratamento do local.

Equipamento pequeno e leve que voa a partir de uma tecnologia similar à dos clássicos veículos de controle remoto, o drone sobrevoa a capital em busca de criadouros do mosquito em áreas de difícil acesso, como lajes, calhas e caixas d’água.

O aparelho chega à altura de 120 metros e tem o alcance de registro de um quilômetro. O objetivo é fotografar locais de difícil acesso para que, com essas imagens, os agentes de combate a endemias possam realizar vistorias. Com seu trabalho otimizado, os agentes poderão agir especificamente nos locais de maior risco de infestação.

"Estamos usando todas as ferramentas possíveis pois o combate à epidemia é uma batalha contra o tempo. Com os drones, podemos fazer com que nossos agentes de saúde cheguem rapidamente aos focos do mosquito", explicou o prefeito Luciano Rezende.


Voltar ao topo da página