Na próxima quarta (20) e quinta-feira (21) Vitória será palco de um dos mais importantes encontros voltados à preservação e valorização do patrimônio cultural capixaba: o V Encontro Capixaba de Arqueologia (V ENCA). O evento será realizado no Museu Capixaba do Negro "Verônica da Pas" (Mucane), no Centro Histórico, e também será transmitido ao vivo pelo canal Conexão IPAE, no YouTube, ampliando o acesso a toda a população.
Com uma programação intensa entre 14 e 19 horas, o V ENCA reunirá pesquisadores, arqueólogos, historiadores, gestores culturais, professores e a sociedade em geral para debater os patrimônios culturais de Vitória, com destaque para o acervo arqueológico e histórico da capital.
A edição de 2025 terá como foco a paisagem urbana de Vitória, seus sítios arqueológicos e processos de tombamento, ressaltando a importância da pesquisa científica para o fortalecimento da identidade e da memória capixaba.
O evento é organizado pelo Instituto de Pesquisa Arqueológica e Etnográfica Adam Orssich (IPAE), com recursos do edital da Política Nacional Aldir Blanc, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc), e conta com uma equipe multidisciplinar composta por arqueólogos, historiadores e pesquisadores renomados.
"O V ENCA é uma oportunidade única de valorizarmos a arqueologia capixaba e promovermos o diálogo entre pesquisadores e a sociedade. Esta edição é também um reconhecimento da importância de Vitória como centro histórico e arqueológico no cenário capixaba e nacional", declarou a coordenadora do evento e diretora-presidente do IPAE, Dionne Miranda Azevedo Erler.
Entre os nomes confirmados para as mesas e conferências estão:
Dra. Gladys Mary S. Sales (IPHAN-SP);
Profa. Dra. Ximena Villagrán (MAE/USP);
Profa. Dra. Viviane Pimentel (FAESA);
Profa. Dra. Patrícia Merlo (UFES);
Prof. Dr. Luiz Cláudio Ribeiro (UFES/IPAE);
Além de pesquisadores do IPAE, UFES, UnB, UFRB, IPHAN e CERES.
Participação e acessibilidade
Serão oferecidas 100 vagas para participação presencial. A transmissão online garantirá que o público remoto também acompanhe toda a programação, ampliando o alcance do debate. O evento contará ainda com tradução em Libras.
Com classificação indicativa livre, o V ENCA é destinado a pesquisadores, estudantes, profissionais da área, gestores culturais e ao público em geral interessado em história e cultura.
Serviço:
V Encontro Capixaba de Arqueologia (V ENCA).
Quando: 20 e 21 de agosto das 14 às 19 horas.
Onde: Museu Capixaba do Negro "Verônica da Pas" (Mucane) - Avenida República, 121 - Centro Histórico de Vitória.