Abertura do 85º Fórum Nacional de Secretarias Municipais de Administração das Capitais (Fonac).
Teve início, na manhã desta quinta-feira (27), o 85º Fórum Nacional de Secretarias Municipais de Administração das Capitais (Fonac). Até o final desta sexta-feira (28), gestores estarão reunidos, na capital capixaba, para troca de experiências e apresentação do sucesso da implementação de boas práticas em seus municípios.
Presidente do Fonac, a secretária de Gestão de São Paulo, Marcela Arruda, foi quem abriu o encontro. "Estamos empenhados em uma administração pública mais eficiente. Para isso, a gestão deve ser mais eficiente. Aqui estão as pessoas que administram o maior número de servidores do Brasil. Com isso, o secretário de área meio passa a exercer um papel importante. O Fonac reúne os servidores que lideram e faço aqui meu reconhecimento do que a gestão pública impacta a sociedade".
O secretário Municipal de Gestão e Planejamento de Vitória, Regis Mattos Teixeira, falou sobre avaliação da capital do Espírito Santo como a cidade mais inteligente do Brasil pela Plataforma Connected Smart Cities. "No início, a ideia de cidade inteligente estava ligada apenas à tecnologia na gestão pública. Com o tempo, o conceito evoluiu e está relacionado a tecnologia, infraestrutura, pesquisa e desenvolvimento. A centralidade é no cidadão e no desenvolvimento sustentável".
Régis apresentou aos representantes das demais capitais as iniciativas de Vitória, como o Laboratório Urbano Vivo de Vitória, vídeo monitoramento e cerco inteligente. Segundo ele, o Vitória Online, que oferece serviço de Internet pública e gratuita à população e visitantes, ganhará o reforço de fibra ótica, com a primeira etapa prevista para o próximo mês de dezembro.
Outra iniciativa mostrada foi o Painel de Medicamentos. "Quando foi implantado, há dois anos, a oferta de remédios era de 90%. Hoje, conseguimos ultrapassar 99%. "A gestão de pessoas também foi contemplada, com o uso do Viva Bem Servidor, que oferece orientação de profissionais da área de saúde. O objetivo é aumentar a qualidade de vida e diminuir o absenteísmo.
Na área de educação, Vitória implantou o Aprende Mais. O GeoWeb permite, por exemplo, verificar a localização de todas as árvores da Capital, que estão catalogadas. "Temos muitos exemplos de ações que tornam Vitória uma cidade inteligente. Há muito o que fazer e estamos à disposição dos participantes do Fonac para a troca de conhecimentos.
Ainda no primeiro dia do evento outros bons resultados da atual gestão de Vitória serão apresentados aos participantes. Às 16h30 desta quinta-feira, a secretária de Saúde, Magda Cristina Lamborghini, fará palestra com o tema Gestão por Dados e Evidências na Saúde da Cidade de Vitória.
O Fonac é uma associação civil sem fins lucrativos e tem como objetivos propiciar a troca de experiências e melhores práticas na área de administração pública, entre as capitais brasileiras, incentivando-as na excelência da gestão pública e discutir temas de interesse municipal no contexto nacional.