Notícias

Vitória promoverá Encontro Brasileiro de Cidade Educadora

Publicada em 28/02/2018, às 07h16

Por Alexandre Lemos, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Mirante do Romão
Vitória será sede do Encontro Brasileiro de Cidades Educadoras, que trata a educação como eixo transversal de todas as políticas locais

Estão abertas as inscrições para o VII Encontro Brasileiro de Cidades Educadoras, que será realizado entre os dias 3 e 6 de abril, em Vitória. O encontro é um evento organizado pela Rede Brasileira de Cidades Educadoras (Rebrace) e conta com o apoio do Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana de Saúde – OPAS.

O tema "Criando Espaços de Convivência Segura e Sustentável" busca aprofundar a reflexão sobre o conceito de Cidade Educadora, bem como a sua aplicação em temáticas transversais e de grande impacto na vida das pessoas.

O encontro possibilitará trocas de experiências entre os municípios, principalmente, sobre as temáticas de mobilidade segura e enfrentamento de violências, numa abordagem integral, intersetorial e totalizante da promoção da saúde. Confira aqui a programação completa do VII Encontro Brasileiro de Cidades Educadoras.

Inscrição e certificado

O evento contará com emissão de certificado para os participantes. Para se inscrever, basta preencher  formulário online disponível aqui com suas informações até o dia 30 de março.

Reflexões

O secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação, Fabrício Gandini, explicou que o encontro vai propiciar reflexões sobre a importância da ampliação da consciência do impacto educacional nas ações das cidades. "O evento contará com a participação de pessoas de todo o País e palestrantes de outros países. Temos que mudar mentalidades, mudar a nossa cultura. Temos que perceber que estamos a caminho das convergências. É um privilégio para nós sermos sede das Cidades Educadoras no País".

Cidade Educadora

Vitória é a sede nacional da Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE), que trabalha para que a educação seja o eixo transversal de todas as políticas locais, tomando consciência e reforçando o potencial educador das atuações e programas de saúde, meio ambiente, urbanismo, mobilidade, cultura e desporto.

No período de três anos, a contar de 2017, a capital irá organizar reuniões, conduzir trabalhos e expandir o número de cidades participantes. São cerca de 500 cidades no mundo ligadas à entidade. No Brasil, são apenas 14 cidades e, no Espírito Santo, apenas Vitória é uma cidade educadora, desde 2013.

Realizações

Os trabalhos da AICE têm a proposta de que as cidades se comprometam com a educação cidadã ativa, comprometida e responsável.

Algumas ações contribuíram para que Vitória fosse escolhida como sede da Cidade Educadora pelos próximos três anos, como Escola da Vida, Rádio-Escola, Papo da Cidade, Zona de Velocidade Segura, projeto Cidadania Fundamental e unidades da rede municipal de educação em tempo integral.


Voltar ao topo da página