Vitória promove mutirões de combate à dengue neste sábado
Publicada em
Por Eduardo Brinco, com edição de Matheus Thebaldi
André Sobral
Agentes de combate às endemias farão mutirão de combate ao Aedes aegypti neste sábado
André Sobral
Equipes visitarão os imóveis para tentar localizar possíveis focos do mosquito
Vitória tem intensificado as ações no combate à dengue. Por isso, neste sábado (27), vários pontos da cidade receberão profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) para chamar a atenção dos moradores para o combate adequado ao mosquito Aedes aegyti, responsável por transmitir os vírus da dengue, zika e chikungunya.
As ações serão simultaneamente, das 9 às 12 horas, nos bairros Ilha de Santa Maria, Cruzamento, Jardim Camburi, Santa Martha e Nova Palestina.
A proposta é ensinar às crianças, de forma lúdica, como se proteger do Aedes aegypti e mobilizar os adultos para participar do movimento em combate ao mosquito.
Visitas
Além disso, os agentes farão visitas domiciliares orientando os proprietários e procurando focos do mosquito dentro dos imóveis para que, em uma ação de emergência, aplicar larvicidas nos focos.
A gerente de Vigilância em Saúde, Arlete Frank Dutra, ressalta que a visita dos agentes de combate às endemias aos imóveis é uma ação relevante no combate ao inseto. "A principal função dos agentes nas visitas aos imóveis é orientar a população a eliminar os criadouros de mosquitos. Por isso, é tão importante ouvir e seguir as orientações das equipes", explica Arlete.
Check list
Para ajudar o morador nessa tarefa, a Prefeitura de Vitória disponibiliza um check list no aplicativo Vitória Online, no acesso "Combate à dengue".
Nele, o munícipe pode escolher uma ação de combate a ser realizada semanalmente em sua residência. Após sete dias, o aplicativo vai lembrá-lo de refazer a conferência, caso tenha se esquecido.