Imprensa
Vitória premia 12 nomes da cultura com a Comenda Maurício de Oliveira na próxima terça-feira (26)
Publicada em
Por Pedro Vargas (plrvargaseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Michelle Moretti

Na próxima terça-feira (26), Vitória abrirá suas cortinas para uma noite em que memória e futuro se entrelaçarão em acordes de emoção: a entrega da Comenda Maurício de Oliveira, em edição especial que reverencia o centenário de nascimento do mestre do violão e ícone da música brasileira. No palco do Teatro Sesi, em Jardim da Penha, a cidade celebrará não apenas um nome, mas um legado que pulsa vivo na cultura e inspira novas gerações.
O encontro será às 19 horas, no palco do Teatro Sesi, em Jardim da Penha, transformado em espaço de reconhecimento, onde o passado e o presente se unem em homenagem a quem faz da cultura um ato de vida.
A realização da Prefeitura Municipal de Vitória (PMV), por meio da Secretaria de Cultura (Semc), reconhecerá e valorizará 12 nomes capixabas de destaque no cenário da cultura no município de Vitória, no Espírito Santo e até mesmo no Brasil.
"Em 2025 essa condecoração ganha contornos ainda mais especiais e significativos, pois celebra os 100 anos de um artista que se tornou símbolo de talento, dedicação e compromisso com a cultura. A comenda ilumina a trajetória de personalidades que, com sua arte e pensamento, enriquecem o cenário cultural. São produtores, músicos, escritores e pensadores que carregam o nome de Maurício em cada gesto criativo", destacou o secretário municipal de Cultura, Edu Henning.
A comissão de análise foi composta por membros representantes do poder público municipal e da sociedade civil.
Os homenageados da Comenda Maurício de Oliveira 2025
Elaine Augusta - Atriz, cantora e compositora, idealizadora de projetos como o "Samba de Preta" e do álbum autoral "Meu Santo Samba", que unem tradição e contemporaneidade na música popular brasileira.
Instituto Serenata d'Favela - Fundado em 2010, promove transformação social por meio da arte com núcleos de coral, orquestra, dança, fotografia e formação profissional para crianças e adolescentes.
José Augusto Loureiro - Ator e diretor, figura central no teatro capixaba desde os anos 1970, foi proprietário do Teatro Galpão, referência para espetáculos, oficinas e circulação cultural em Vitória.
Kika Carvalho - Artista plástica cuja obra passeia entre pintura, escultura e instalações, transformando memórias e questões sociais em linguagem visual de impacto e reflexão.
Paulo Fernandes - Bailarino, coreógrafo e Mestre de Saberes Tradicionais dos Povos Bantus, fundador do Espaço Cultural Afro-Bantu, referência em dança afro-contemporânea e preservação da cultura afro-brasileira.
Renato Casanova - Vocalista e compositor da banda Casaca, que levou o congo capixaba ao cenário nacional e internacional, unindo tradição e inovação em mais de 25 anos de carreira.
Renato Saudino - Ator, diretor e professor que marcou a cena teatral capixaba com montagens históricas e contribuiu na formação de novas gerações de artistas.
Rodrigo Aragão - Cineasta que revolucionou o gênero terror no Brasil, criador de filmes como "Mar Negro" e "A Mata Negra", com destaque internacional em festivais de cinema.
Saulo Ribeiro - Escritor, dramaturgo e editor, gestor da Editora Cousa, autor de obras que exploram identidade, memória e questões sociais, além de inspirar adaptações para o cinema.
Stael Magesck - Artista multimídia e empreendedora cultural atua há mais de duas décadas como protagonista de ações culturais no Espírito Santo. Fundadora da Casa da Stael, espaço de criação e celebração da cultura popular, com forte ligação ao carnaval capixaba.
Viviane Mosé - Poeta, filósofa, psicanalista e pensadora de alcance nacional, membro da Academia Brasileira de Cultura, autora, palestrante e voz que conecta filosofia, arte e sociedade. É diretora de conteúdo da Usina Pensamento.
WB Produções - Produtora cultural referência em Vitória, responsável por grandes festivais, shows e espetáculos que unem criatividade, técnica e cuidado estético.
Maurício de Oliveira: um mestre eterno
A comenda Maurício de Oliveira foi instituída por meio de decreto municipal como forma de reconhecimento e gratidão ao trabalho do maestro que completaria 100 anos em 2025.
Nascido na Praia do Suá, Maurício de Oliveira transformou o violão em poesia e levou o Espírito Santo para os palcos do Brasil e do mundo. Reconhecido internacionalmente, foi diretor da Escola de Música do Espírito Santo, mestre de músicos e símbolo de dedicação à arte. Seu legado pulsa ainda hoje, 16 anos após sua partida, eternizado também na Faculdade de Música do Espírito Santo que leva seu nome.
Comenda Maurício de Oliveira 2025
Quando: terça-feira (26) às 19 horas.
Onde: Teatro do Sesi - Rua Tupinambás, 240, Jardim da Penha - Vitória ES.