Notícias

Vitória libera funcionamento de feiras comunitárias e Programa Artes na Praça

Publicada em 10/08/2020, às 16h47 | Atualizada em 10/08/2020, às 16h47

Por Patrícia Arruda, com edição de Matheus Thebaldi


  • Trabalho decente e crescimento econômico

André Sobral
Iluminação na Praça dos Namorados
Feira de artesanato da Praça dos Namorados voltará a acontecer neste sábado

A Prefeitura de Vitória publicou no Diário Oficial do Município (página 4) desta segunda-feira (10) o decreto que libera a realização das feiras comunitárias e do Programa Artes na Praça (feira da Praça dos Namorados).

O documento contempla um conjunto de normas de segurança sanitária e de distanciamento social enquanto perdurar a situação de emergência de saúde pública em razão da pandemia do novo coronavírus.

Entre as regras de funcionamento, estão o distanciamento de 2 metros entre as barracas, uso obrigatório de máscaras entre expositores e clientes, disponibilização de álcool em gel 70%, além de instalação de barreiras de proteção do balcão e dos recipientes de alimentos, de modo a não deixá-los expostos.

O decreto estabelece, ainda, a proibição do consumo imediato no local e a comercialização de bebidas alcoólicas, com vistas a evitar a permanência e a aglomeração de pessoas nos locais.

Expositores com mais de 60 anos ou que se enquadrem nos grupos de risco de contágio do novo coronavírus, segundo orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), não poderão atuar.

O funcionamento das feiras seguirá cronograma previamente estabelecimento. Já a tradicional feira de artesanato e alimentos da Praça dos Namorados volta a funcionar no sábado (15), das 18 às 22 horas.

Regras

Segundo o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV), Renzo Nagem, a retomada das feiras comunitárias em Vitória se tornou possível após Vitória ser classificada como risco médio de transmissão e seguirá todas as regras de segurança sanitária para evitar o contágio da Covid-19.

"Expositores com mais de 60 anos e do grupo de risco, bem como pessoas com quadro de síndrome gripal, deverão continuar afastados, mas poderão indicar outras pessoas para substituí-los em sua função. Além disso, os expositores não poderão disponibilizar bancos, mesas, cadeiras e nem disponibilizar alimentos para degustação”, destaca.


Voltar ao topo da página