O Espírito Santo estará em festa, do dia 3 a 6 de julho, quando será realizada a Feira dos Municípios 2025. O evento é uma grande vitrine da cultura, da arte e das belezas dos municípios capixabas, distribuídos pelas dez regiões turísticas do Estado. E claro: Vitória, a capital, marcará presença com um estande repleto de experiências, atrações culturais e tecnologia.
A feira, que será realizada no Pavilhão de Carapina, promete uma programação bem diversificada para atender a todos os gostos: serão 60 manifestações culturais, 22 shows musicais com artistas 100% capixabas, mais de 40 horas de evento, praça de alimentação com delícias regionais, expositores de todo o Estado e muita celebração da identidade capixaba.
No estande de Vitória, os visitantes terão a chance de vivenciar de perto um pouco do que torna a cidade tão especial. As tradicionais paneleiras de Goiabeiras estarão expondo suas panelas de barro, enquanto o artesanato local ganha espaço com exposição e venda de peças feitas por artistas da cidade.
Uma das novidades deste ano é a experiência sensorial da Ilha das Caieiras, em que o público poderá entrar em uma canoa, ambientada como se estivesse vendo o pôr do sol mais bonito do Brasil, e tirar fotos em um cenário que remete à cultura da região. Um convite à imersão nos modos de vida tradicionais da capital.
As desfiadeiras de siri da Ilha das Caieiras também estarão presentes, demonstrando ao vivo sua habilidade que mantém viva uma prática ancestral. E para quem quiser levar um pedacinho da Ilha e completar o sabor dessa vivência, a tradicional fábrica de chocolates Bombom Caieiras estará presente vendendo suas delícias que conquistam moradores e turistas.
"A Ilha das Caieiras é um dos símbolos mais autênticos de Vitória. Levar essa vivência para a Feira é uma forma de valorizar nossa cultura tradicional, fortalecer o turismo de base comunitária e despertar o olhar das pessoas para lugares que contam nossa história com simplicidade e beleza", destaca Luzia Toledo, diretora de Turismo da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV).
E a festa não para por aí: a escola de samba Chegou o que Faltava, do bairro de Goiabeiras e vice-campeã do Carnaval de Vitória 2025, promete encantar o público com sua apresentação a partir das 19 horas.
Realidade Virtual
Para quem gosta de inovação, dois óculos de realidade virtual estarão disponíveis no estande para que os visitantes façam um passeio imersivo pelos pontos turísticos da cidade. Uma experiência única para conhecer praias, monumentos e encantos de Vitória sem sair do lugar!
A criançada também tem vez! A simpática baleia Jujuba, mascote do projeto Amigos da Jubarte, estará no espaço animando os pequenos e lembrando que a temporada de observação de baleias já começou na capital capixaba.
Segundo o diretor-presidente da CDTIV, Marcus Gregório, a participação da capital no evento é fundamental. "A Feira dos Municípios é um momento valioso para mostrar ao público capixaba e aos visitantes a diversidade e o potencial turístico de Vitória. Estamos falando de uma cidade que une história, cultura, natureza e inovação, com infraestrutura para receber bem e encantar quem chega."
Feira dos Municípios 2025 Local: Pavilhão de Carapina, Serra - ES Data: 3 a 6 de julho Horários: Quinta e sexta-feira - 14h às 22h;Sábado - 10h às 22h eDomingo - 10h às 18h.