Notícias

Vitória Inteligente: R$ 6 milhões em tecnologia revolucionam educação municipal

Publicada em 23/10/2019, às 12h21

Por Danielly Campos, com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Renata Moreira


Flávio Almeida
COLÉGIO EMEF IRMÃ JACINTA SOARES DE SOUZA LIMA
Inovação tecnológica a ser implantada na rede municipal de ensino é ferramenta propulsora das relações de aprendizagem

Vitória já investiu R$ 6 milhões em soluções de informática que vão revolucionar a educação nas escolas públicas municipais, tornando Vitória cada vez mais inteligente.

A Subsecretaria de Tecnologia da Informação (SubTi) adquiriu a solução de hiperconvergência. Ela unifica o processamento e o armazenamento de dados e facilitará a implementação da virtualização de aplicações e desktop na Educação. O projeto na rede de educação de Vitória permitirá que alunos e professores utilizem celulares e tablets em sala de aula e em laboratórios.

Com o uso desses dispositivos de baixa capacidade de processamento, associados à solução de hiperconvergência, o município reduzirá os custos com a compra e a manutenção dos computadores.

“Com o modelo proposto, os professores terão liberdade para criarem seus próprios ambientes de trabalho, apresentando conteúdos específicos de sua disciplina. Esse novo método traz a sensação de que professor tenha uma máquina somente para ele com as ferramentas que ele precisa, diferente do modelo atual, onde o conteúdo de um único computador é compartilhado com todos os professores", disse o secretário de Desenvolvimento da Cidade e responsável pela Sub-TI, Márcio Passos.

Ele explicou como funcionará a ferramenta: "O novo modelo torna o uso da informática mais rápido e dinâmico pois os diversos programas estarão isolados um do outro, impedindo que o mal funcionamento de um aplicativo interfira em aplicativo que esteja funcionando, permitindo o uso de ferramentas pedagógicas modernas e atualizadas. Já temos uma educação de referência no país. Nossas crianças, desde os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), já vão crescer familiarizadas com a tecnologia e se beneficiar com isso". 

Com o projeto de hiperconvergência, o armazenamento e o processamento de dados da educação serão feitos em servidores localizados no datacenter da Subsecretaria de Tecnologia da Informação.

Os equipamentos já foram comprados e estão sendo instalados. Neste momento, a Prefeitura está aguardando a entrega dos softwares e miniestações de trabalho que serão instalados nos Centros Municipais de Educação Infantil e nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental.

Os recursos são do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), da Caixa Econômica Federal.

Inovação e aprendizagem

"Nos tempos atuais, com a juventude antenada que temos nas escolas, priorizamos a inovação tecnológica e as diferentes mídias como ferramenta propulsora das relações de aprendizagem, ressignificando o espaço escolar. Ganham os educadores, ao imprimir processos inteligentes, e ganham os estudantes, na medida em que reconhecem a escola como ambiente inovador e conectado", afirmou a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio.


Voltar ao topo da página