Notícias

Vitória implanta comissão municipal para iniciar Censo 2010

Publicada em 20/07/2009, às 13h10

Por Lorena Bosi, com edição de Deyvison Longui


Foto Divulgação
Recenseador do IBGE
Na preparação do trabalho de campo, as Comissões colaboram na cessão de espaços e infraestrutura para instalação dos postos de coleta nos municípios

Representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do município de Vitória, além de instituições da sociedade civil, poderão acompanhar e auxiliar nas atividades do Censo 2010 por meio da Comissão Municipal de Geografia e Estatística (CMGE).

A CMGE será criada nesta terça-feira (21), a partir das 15 horas, na Câmara Municipal de Vitória. As Comissões, que funcionam como um canal de comunicação entre o IBGE e a sociedade, serão instaladas nos 78 municípios capixabas, até agosto.

Na preparação do trabalho de campo, as Comissões colaboram na cessão de espaços e infraestrutura para instalação dos postos de coleta nos municípios do Espírito Santo, na revisão de mapas e cadastros; no esclarecimento de dúvidas à respeito de divisas intermunicipais; e do posicionamento correto de localidades, entre outras atividades.

Durante a coleta das informações, as Comissões auxiliarão na solução de problemas e na identificação de eventuais omissões de domicílios. Podem ajudar, por exemplo, a divulgar a operação, a sensibilizar a população para responder, corretamente, as perguntas dos recenseadores e na oferta de meios de transporte para as equipes de campo.

Ao fim da pesquisa de campo, os resultados provisórios do Censo 2010 serão apresentados aos membros das comissões, que terão então a oportunidade de averiguar a qualidade da cobertura e, se for o caso, propor verificações.

Reuniões

As CMGEs serão implantadas em todos os municípios brasileiros até agosto. Com um cronograma geral para todas as Comissões, serão realizadas cinco reuniões ordinárias e quantas extraordinárias forem necessárias.

Farão parte da pauta da primeira reunião temas relativos à atualização da base territorial, quando serão apresentados os mapas com os limites político-administrativos do país, observando as leis relativas ao território.

Nessa etapa, serão identificados aglomerados subnormais (favelas, invasões, cortiços e similar), loteamentos, assentamentos, unidades de conservação ambiental e terras indígenas. No caso de serem detectadas necessidades de ajustes na base territorial, poderão ser convocadas reuniões extraordinárias para tratar especificamente do tema.


Voltar ao topo da página