Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Vitória FC celebra 113 anos de história e paixão no Espírito Santo

Publicada em | Atualizada em

Por Eduarda Miranda (eosmjesuseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Foto Divulgação
113 anos Vitória FC
Sessão solene em homemagem aos 113 anos Vitória FC. (ampliar)

O tradicional  Vitória Futebol Clube completou 113 anos de fundação nesta quarta-feira (1º), celebrando sua trajetória de sucesso no futebol capixaba. Com mais de 30 títulos conquistados, atuação em projetos sociais e expectativas positivas para os próximos anos, o clube foi homenageado em uma sessão solene.

"Chegar aos 113 anos de clube enche de orgulho a Nação Alvianil. Somos um time aguerrido, com uma torcida fiel. O Vitória FC ajudou a construir a identidade do futebol capixaba, sempre presente em competições estaduais e nacionais, além de representar com profissionalismo e responsabilidade o nosso futebol, que é a alegria do povo", afirma o presidente do conselho do Vitória FC, Antônio Perovano.

Foto Divulgação
113 anos do Vitória FC
Sessão solene em homemagem aos 113 anos Vitória FC.

O secretário de esportes e lazer de Vitória, Rodrigo Ronchi, ressalta a importância do time no cenário capixaba: "o Vitória Futebol Clube é o um pavilhão esportivo dos mais valiosos do Espírito Santo e por que não dizer do Brasil".

"Sua história remonta ao início do futebol no país, bem como, impossível não mencionar a campanha feita durante a segunda guerra mundial para recolhimento de metais e outros que pudessem abastecer a indústria, fato que levou o alvianil a doar seus troféus", completa.

Memórias

Ao longo de sua história, o clube viveu momentos marcantes. "A primeira Copa da Coreia do Sul nos deu o primeiro e único título internacional entre os clubes do Espírito Santo", relembra Perovano.

Depois de anos sem conquistas no Campeonato Capixaba, o Vitória encerrou um jejum de três décadas ao levantar a taça em 2006, em uma final disputada em casa.

Futuro

Para os próximos anos, o clube pretende manter presença no Capixabão e reforçar o orgulho de sua torcida. Atualmente, o Vitória é pentacampeão da Copa Espírito Santo, com seu título mais recente conquistado em agosto deste ano.