Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Vitória é referência na reunião do Conselho Nacional de Secretários de Educação das Capitais

Publicada em | Atualizada em

Por José Carlos Schaeffer (jcschaeffereira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Miguel Castano
Secretária Juliana Rohsner participa do Conselho Nacional de Secretários de Educação das Capitais
Secretária Juliana Rohsner participa do Conselho Nacional de Secretários de Educação das Capitais. (ampliar)
Foto Divulgação
Secretária Juliana Rohsner participa do Conselho Nacional de Secretários de Educação das Capitais
Reunião do Conselho Nacional de Secretários de Educação das Capitais. (ampliar)

Vitória mais uma vez é referência em educação durante encontro nacional sobre o tema. Na última semana, foi realizada a primeira reunião ordinária de 2025 do Conselho Nacional de Secretários de Educação das Capitais (Consec), em São Paulo, e a secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner, esteve presente no encontro. A implementação do tempo integral, a organização das escolas e os investimentos em infraestrutura na capital capixaba foram destaque durante o encontro.

"O Consec é formado pelos secretários de Educação das capitais, e tenho muito orgulho de fazer parte dele. É uma oportunidade única para fortalecer nossas ações, compartilhar boas práticas e aprender com as experiências de outras cidades. Participar desse evento foi muito enriquecedor, especialmente porque Vitória se destaca mais uma vez como referência nacional em educação. Hoje, somos reconhecidos pela organização das nossas escolas, pelos investimentos em infraestrutura e, principalmente, pela implementação da educação em tempo integral", afirmou.

Realizado na última quinta (30) e sexta-feira (31), a programação do primeiro dia teve início com uma apresentação da OSC Todos Pela Educação, com a entrega de panoramas de dados e memoriais de gestão de cada capital, além de um espaço para o planejamento de curto prazo das gestões, discussão das metas de cada secretário e um painel sobre o novo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Já no segundo dia, o encontro foi dedicado ao apoio do terceiro setor, gestão educacional, políticas docentes, educação infantil, alfabetização e a recomposição da aprendizagem. Na ocasião, a secretária Juliana ainda compartilhou a trajetória de Vitória na alfabetização, destacando o expressivo aumento no índice, que levou a capital a liderança do ranking na região Sudeste.

"Quando assumimos a gestão, apenas 28% das crianças estavam alfabetizadas. Hoje, esse número subiu para 65,9%. Esse avanço é fruto de um trabalho coletivo, e a troca com outros secretários foi essencial para discutirmos boas práticas, assessoria, formação de profissionais e o monitoramento contínuo do aprendizado de cada aluno. Isso nos enche de orgulho, pois reflete o esforço colaborativo e o compromisso de todos os profissionais da educação. É uma honra representar Vitória em um momento tão significativo, com tantos resultados positivos para mostrar", concluiu.