Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Vitória da educação! PMV assina edital para climatização total do Cmei Reinaldo Ridolfi

Publicada em

Por José Carlos Schaeffer (jcschaeffereira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Marcos Salles
Assinatura para instalação da rede de Climatização no Cmei Reinaldo Ridolfi
Assinatura para instalação da rede de Climatização no Cmei Reinaldo Ridolfi

Investir em educação é premissa básica para a Prefeitura de Vitória. Por isso, na manhã desta quarta-feira (11), foi assinado o edital de licitação das obras que vão garantir a climatização total do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Reinaldo Ridolfi, no bairro Maria Ortiz. Com a intervenção, todos os ambientes da unidade passarão a contar com ar-condicionado, assegurando conforto térmico para as crianças e melhores condições de trabalho para os profissionais da educação.

A cerimônia foi realizada no pátio da unidade de ensino e reuniu o prefeito Lorenzo Pazolini, a secretária municipal de Educação, Juliana Rohsner, o secretário municipal de Obras, Gustavo Perin, além de lideranças comunitárias e toda a comunidade escolar. O momento foi marcado por uma apresentação musical das crianças do grupo 5, que emocionou os presentes.

Com investimento previsto de R$ 921.619,37 e prazo estimado de um ano para conclusão, a obra contempla a implantação de novo padrão de entrada de energia trifásico, subestação elétrica e novos quadros de distribuição, possibilitando a instalação de 25 aparelhos de ar-condicionado e a implantação completa do sistema de climatização.

"Investir na climatização das nossas escolas e Cmeis é investir na qualidade do ensino e no cuidado com as nossas crianças. E isso em todas as regiões da cidade, e não mais em um bairro ou outro. Estamos trabalhando para oferecer estruturas cada vez melhores, que garantam conforto, segurança e dignidade para toda a comunidade escolar, e que transformam a vida das famílias", destacou o prefeito.

Os serviços incluem ainda a implantação de rede frigorígena, novos quadros gerais de baixa tensão (QGBT), eletrodutos, eletrocalhas, conexões, fios, cabos e disjuntores, além da instalação de luminárias, ventiladores, tomadas, interruptores e pintura geral da unidade.

Para a secretária Juliana Rohsner, a obra reforça o compromisso da gestão com a melhoria contínua da rede municipal. "No início da gestão tínhamos nove escolas climatizadas. Hoje já são 50, com mais 20 em obras, além de outras em licitação e projetos. Estamos fortalecendo a infraestrutura das nossas unidades para assegurar ambientes mais adequados ao desenvolvimento das crianças. A climatização é fundamental para o conforto térmico, especialmente em nossa cidade, e impacta diretamente no processo de aprendizagem", afirmou.

A diretora da unidade, Katia Mançur, celebrou o anúncio ao lado da comunidade escolar. "Essa é uma conquista muito aguardada por todos nós. A climatização e as demais melhorias vão transformar ainda mais o nosso espaço, garantindo melhores condições de trabalho para a equipe e mais conforto para as crianças. Agradeço muito ao prefeito e à secretária pelo apoio e fortalecimento da nossa educação", ressaltou.

Representando o Conselho de Pais, Geise Estevam também destacou a importância do investimento. "É muito gratificante ver esse cuidado com nossos filhos. A gente sabe o quanto o calor interfere na rotina das crianças, e essa obra traz mais tranquilidade para as famílias e mais qualidade para o dia a dia na escola. Meu filho estudava no parcial, agora está indo para o integral, isso também possibilita que nós mães possamos estudar, nos qualificar e entrar no mercado de trabalho", disse.