Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Vitória aumenta 36,12% coleta seletiva e gera trabalho e renda para catadores

Publicada em | Atualizada em

Por Nelly Blanco (nebsilvaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Leane Barros
Material Reciclável Ascamare
Todo o lixo reciclável recolhido pela Central de Serviços é doado às duas associações conveniadas

A quantidade de resíduos passíveis de reciclagem coletada em Vitória aumentou muito nos últimos anos. Em 2013, eram coletadas em torno de 180 toneladas de resíduos por mês. Em 2018, a média foi de 245 toneladas recolhidas por mês, o que representa um aumento de 36,12%.

Existem hoje no município 924 pontos de coleta seletiva, entre condomínios, hospitais, igrejas, escolas e associações. Só de ecopostos, que ficam em lugares públicos, como vias públicas, parques e praças, são 73 pontos por toda a capital.

"Todos os moradores de Vitória podem depositar seu lixo seco em um ecoposto ou posto de entrega voluntária na cidade, assim colaboram com todos os benefícios da coleta seletiva", pontuou o secretário da Central de Serviços, Nathan Medeiros.

Benefícios

A coleta seletiva traz benefícios ambientais, além de gerar emprego e renda. Todo o lixo reciclável recolhido pela Central de Serviços é doado às duas associações conveniadas: Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Vitória (Ascamare) e Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis da Ilha de Vitória (Amariv).

Nas associações, os resíduos são separados, prensados e depois vendidos às indústrias de reciclagem. Dessa forma, garante-se oportunidade de trabalho a cerca de 60 catadores.

"Fechamos parceria com uma nova associação de catadores para aumentar nossa capacidade de destinação dos resíduos passíveis de reciclagem: a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis do Município de Vitória (Amarv), que já está recebendo material da Prefeitura de Vitória", contou o secretário.

Matéria relacionada

Projeto melhora coleta de resíduos e gera renda para catadores

Separação de recicláveis

A coleta seletiva é baseada na separação dos resíduos passíveis de reciclagem na fonte geradora. Apenas o lixo seco pode ser encaminhado para reciclagem. Por isso, é importante que os moradores façam a separação do lixo em casa.

Lixo seco (materiais recicláveis)

Papéis: branco, jornal, papelão, embalagens de papel e papelão, guardanapos sem resíduos de alimento e líquidos, embalagens de suco longa vida sem resíduos líquidos.
Plásticos: garrafas, potes, copos sem resíduos de alimento e líquidos, pratos e talheres descartáveis sem resíduos de alimento.
Metais: latas sem resíduos de líquidos e embalagens de marmitex sem resíduos de alimento.
Vidros: garrafas, copos e cacos de vidro sem resíduos de alimento e líquidos.

Lixo úmido (resíduos de alimentos e dos sanitários)

Papel higiênico, resíduos de alimentos, embalagem de marmitex com resíduos de alimentos, papel toalha, absorventes, fraldas, guardanapos sujos ou muito úmidos, palitos de churrasco ou picolé e pratos, copos e talheres descartáveis com resíduos de alimentos.

Entrega de recicláveis

Elizabeth Nader
D. Vera Nancy Borges cuida da praça onde mora em Jd da Penha e da Coleta Seletiva
Moradores podem depositar lixo seco nos ecopostos

O lixo seco pode ser reaproveitado, mas, para isso, precisa ser depositado nos Postos de Entrega Voluntária, que estão distribuídos em diversos pontos da cidade. Veja aqui.

Papa-Móveis

A Central de Serviços também oferece o serviço Papa-Móveis, que recolhe móveis e eletrodomésticos após agendamento no Fala Vitória 156. O serviço, além de diminuir móveis que são destinados nas ruas, também possui um objetivo muito importante: doar os móveis coletados a quem precisa.

Acompanhamento dos dados

Os munícipes podem acompanhar os dados de coleta seletiva em Vitória por meio do Portal do Observatório de Indicadores da Cidade de Vitória (ObservaVix).