Notícias

Vitória apresenta estratégias de sucesso na vacinação de crianças em Congresso

Publicada em 17/11/2023, às 15h55 | Atualizada em 17/11/2023, às 15h58

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Saúde e bem-estar

Foto Divulgação
Vitória apresenta em Congresso estratégias usadas para ampliar cobertura vacinal entre crianças
Apresentação das estratégias utilizadas na capital para ampliar cobertura vacinal entre crianças. (ampliar)

Nesta sexta-feira (17), Vitória apresenta, no Congresso Sul, Sudeste e Centro-Oeste de Secretarias Municipais de Saúde, as estratégias adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) que aumentaram a cobertura vacinal em crianças menores de dois anos no município.

Para efeito de comparação, a fim de identificar o aumento da cobertura vacinal das imunizações infantis, foram extraídos dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) do Ministério da Saúde, e do sistema de informação do Vacina e Confia, do Governo do Estado do Espírito Santo. As vacinas observadas foram as já preconizadas pelo calendário de vacinação do SUS considerando determinado período dos anos de 2022 e 2023.

As imunizações que se destacam com aumento de cobertura vacinal no período avaliado foram: a vacina Hepatite A, cuja cobertura encontrava-se em 77,36% e foi ampliada para 90,04%; Pentavalente cuja cobertura encontrava-se em 76,39% e foi ampliada para 83,03%; e Poliomielite, cuja cobertura encontrava-se em 76,26% e subiu para 82,9%.

Para a secretária de Saúde de Vitória (Semus), Magda Lamborghini, esse resultado é fruto da qualificação e dedicação dos profissionais de saúde de Vitória aos munícipes. "Parabenizamos os servidores da Secretaria de Saúde de Vitória envolvidos diretamente na imunização pelo grande esforço, pela grande dedicação e pelo grande empenho. Graças a esses profissionais, continuaremos entregando serviços cada vez mais eficazes e efetivos na qualidade de vida dos nossos moradores", afirmou.

Ao apresentar o planejamento "Vacinação em Dia! Estratégias para Recuperação das Coberturas Vacinais no Município de Vitória -ES" no evento, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Vitória, Tatiane Comerio, agradeceu a oportunidade de compartilhar a experiência.

"Foi uma alegria representar todos os que fazem a vacinação acontecer no SUS em Vitória. O reconhecimento é sempre importante, pois nos dá mais estímulo para seguirmos rumo ao objetivo maior que é atingir todas as coberturas preconizadas pelo Ministério da Saúde e protegermos nossa população das doenças imunopreveníveis", declarou.

Foto Divulgação
Vitória apresenta em Congresso estratégias usadas para ampliar cobertura vacinal entre crianças
Apresentação das estratégias utilizadas na capital para ampliar cobertura vacinal entre crianças. (ampliar)

Estratégias de estímulo à vacinação

Durante o evento nacional, foram apresentadas as principais ações desenvolvidas em Vitória para recuperar as coberturas vacinais. Algumas delas foram:

• Ampliação das equipes que atuam nas salas de vacina e equipe técnica da Central da Armazenamento de Imunobiológicos e Programa Municipal de Imunizações;

• Trabalho de conscientização nas escolas municipais, com equipes de saúde dos territórios, para incentivar a imunização e combater a desinformação sobre as vacinas;

• Ampliação da oferta de vacinação, estendendo o horário das salas de vacina nas unidades de saúde, além da abertura desses equipamentos de saúde para vacinação aos finais de semana e feriados;

• Vacinação extramuro em escolas, praças da cidade, igrejas, hospitais, shoppings, parcerias com outras secretarias municipais e lideranças comunitárias, ofertando as vacinas de campanha e de rotina para crianças, adolescentes, adultos e idosos;

• Aquisição de câmaras de vacina e freezers com a finalidade de ampliar a capacidade instalada de armazenamento de vacinas e insumos;

• Aquisição de diversos equipamentos importantes para garantir qualidade e agilidade na inserção de dados sobre a vacinação, a saber: computadores e impressoras para todas as salas de vacina da rede municipal, aquisição de equipamentos complementares para o parque tecnológico, como: notebooks, tablets 4G e modem 4G.


Voltar ao topo da página