Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Vitória amplia a coleta seletiva de vidro para terças e quintas

Publicada em

Por Alan Rodrigues Costa (akrcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Michelle Moretti


Marcos Salles
Inicio projeto Eco vidro em Jardim da Penha

Separar o vidro ficou ainda mais fácil em Vitória. A Coleta Seletiva de Vidro, que já fazia parte da rotina das quintas-feiras com a já conhecida "Quinta do Vidro", agora ganhou um dia a mais: às terças-feiras.

A novidade amplia o alcance do serviço e dá ainda mais opções para que moradores, comerciantes e instituições contribuam para a reciclagem e para a preservação do meio ambiente na capital capixaba.

Desde seu lançamento em janeiro de 2024, a coleta seletiva de vidro tem sido pioneira em Vitória, com rotas semanais de recolhimento que percorrem condomínios, bairros e localidades previamente programadas.

Mais praticidade

A inclusão das terças-feiras, com "Terça do Vidro", amplia a frequência e capacidade de atendimento, beneficiando ainda mais moradores e aumentando o volume de material destinado à reciclagem.

"O reforço na periodicidade traz maior praticidade para quem separa o vidro e fortalece o nosso compromisso com o meio ambiente. Agora, com duas ações semanais, a cidade dá um passo à frente na promoção da sustentabilidade urbana", afirma o secretário Leonardo Amorim, da Central de Serviços de Vitória.

A coleta engloba os materiais recolhidos, que são pesados e triados. Todo o vidro recolhido beneficia diretamente as associações de catadores, fomentando a economia circular e gerando renda local.

Propósito sustentável

Para o prefeito Lorenzo Pazolini, essa ampliação reforça o propósito de Vitória de ser uma cidade cada vez mais sustentável, consciente e com uma participação cidadã ativa e engajada.

"Entregar mais uma oportunidade semanal de descarte do vidro mostra nosso esforço em facilitar o hábito coletivo de reciclar, com um fundamental impacto ambiental e social", destaca Lorenzo.

Com a ampliação dos dias de coleta, cresce também em Vitória a oportunidade de engajar mais pessoas, estimular hábitos sustentáveis e consolidar, pouco a pouco, uma cultura coletiva de respeito e preservação dos recursos naturais.