Imprensa
Vitória abre alas: confete, consciência e alegria no primeiro dia do Carnaval 2026
Publicada em | Atualizada em
Por Pedro Vargas (pedrovargaseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Pedro Vargas
O sábado (14) amanheceu em ritmo de festa em Vitória. O primeiro dia do Carnaval 2026 pintou o Centro de cores, brilhos e sorrisos largos, transformando a Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, a tradicional Beira-Mar, em passarela de encontros, música e celebração.
Logo cedo, desde às 8 horas até por volta das 14, o Bloco Subúrbio abriu os caminhos da folia com batuques vibrantes e energia contagiante. Na sequência o Bloco Afro Kizomba tomou conta da avenida, levando ancestralidade, resistência e muita dança para o coração da cidade.
Entre os foliões que chegaram cedo estava Wendell Renzo, do bairro da Penha, no Território do Bem. Sozinho, mas em boa companhia, a da própria festa, ele resumiu o sentimento que pairava no ar: "Estou com a expectativa de um Carnaval incrível e mágico, afinal, a magia não mora apenas no Sambão do Povo, mas também nas ruas, nos blocos, na vibração coletiva que transforma avenidas em abraços abertos".
O folião ainda fez questão de destacar a importância da consciência com o lixo que cada um produz: "Com lixeiras espalhadas por todos os lados, não há desculpa para deixar lixo pelo chão, né?".
Júlia Dias, de Nova Palestina, aproveitava o primeiro dia ao lado dos amigos.
"Estou curtindo o sábado de Carnaval aqui no Centro de Vitória e estou gostando muito. A minha expectativa é de um Carnaval com muita paz, muita curtição e muita segurança. A estrutura está ótima, com bastante fiscalização e presença da Guarda Municipal. Estou amando! Achei tudo excelente, porque tem blocos para os adultos e também programação infantil no Parque Moscoso para as crianças. Está tudo perfeito", analisou.
Fantasia
E se tem fantasia, tem história para contar. Yasser Nascimento veio de Vila Velha especialmente para viver o Carnaval de Vitória, tradição que ele faz questão de manter.
"Esse é meu primeiro ano fantasiado. E eu to amando! Todos me abordam pra tirar foto. Por que será né? Escolhi algo discreto (debocha). Parabéns Vitória, você entrega o melhor", parabenizou enquanto posava para mais um clique.
Estrutura que refresca e acolhe
Em meio ao calor do verão e ao fervor da festa, a Prefeitura garantiu reforço na estrutura para que a alegria viesse acompanhada de cuidado.
Assim como no ano passado, 12 caminhões-pipa circularão pelos blocos do Centro, divididos entre manhã e noite.
Os jatos d'água refrescaram os foliões que recebem o "banho" coletivo com gargalhadas.
A hidratação também ganhou atenção especial. Bebedouros foram instalados em pontos estratégicos, como a Praça Getúlio Vargas, a FAFI, o Mucane, a Praça Ubaldo Ramalhete (próxima à Rua Sete de Setembro), o Tancredão e o Sambão do Povo.
No compasso da música, a água se torna aliada indispensável para manter o corpo no ritmo da festa.
Vitória da limpeza e do meio ambiente
Espalhadas pela Beira-Mar e pelo trajeto do Circuito da Folia, mais de 150 contentores e mil papeleiras reforçam o convite à consciência. Pontos de coleta seletiva, em parceria com catadores e recicladores, ajudam a transformar o que seria descarte em renda e sustentabilidade para diversas famílias.
Renda extra no Carnaval
Para além da música, o Carnaval é também oportunidade. A ambulante Milena Barbosa, de Maruípe, começou o dia com as vendas "a todo vapor". Ela destaca a importância do edital de organização para os trabalhadores informais.
"Eu estou bem esperançosa. Em relação à organização, o edital foi muito importante pra gente que é ambulante, porque a gente já sabe onde vai ficar e não precisa passar semanas aqui tentando se organizar, pra gente, o edital foi bem melhor, foi bem mais fácil", elogia.
Mais de 280 ambulantes foram capacitados pelo curso Qualifica Verão 2026, reforçando o atendimento e a qualidade dos serviços oferecidos aos foliões.
"A equipe de fiscalização está dando todo suporte. Isso nos deixa mais seguros", completou Milena.
A festa continua
E se o sábado abriu alas com brilho, os próximos dias prometem manter o compasso acelerado. Confira a programação até a próxima terça-feira de Carnaval.
Domingo - 15 de fevereiro
8h - Bloco Maluco Beleza - Rua Sete de Setembro (Centro).
8h - Bloco Regional da Nair - Avenida Beira-Mar (Centro).
14h - Bloco Puta Bloco - Avenida Beira-Mar (Centro).
Circuito da Folia - 19 horas - Andrea Nery (Avenida Beira Mar até o Sambão do Povo).
Sambão do Povo - 20h30 - Marcus Rauta e André Lellis.
Segunda-feira - 16 de fevereiro
9h - Bloco Prog Folia - Avenida Beira-Mar (Centro).
14h - Bloco Coisas de Negres - Avenida Beira-Mar (Centro).
14h30 - Bloco Oitentação - Viaduto Caramuru (Centro).
Circuito da Folia - 19 horas - Dalzy Sales (Avenida Beira Mar até o Sambão do Povo).
Sambão do Povo - 20h30 - Frazão e Tiee.
Terça-feira - 17 de fevereiro
9h - Bloco Amigos da Onça - Bica Capixaba (entrada do Parque da Gruta da Onça) (Centro).
14h - Bloco Galinha Preta - Rua Maria Saraiva (Centro).
Circuito da Folia - 19 horas - Viviane Miranda (Praça Costa Pereira - Jerônimo Monteiro - Sambão do Povo).
Sambão do Povo - 20h30 - Alan Venturin e Leandro Sapucahy.

