Graça, beleza, cultura e muita história durante os 473 anos de Vitória. No dia 8 de setembro é celebrado o aniversário da cidade que é única e especial. a capital capixaba continua encantando moradores e turistas com suas belezas naturais, seus grupos culturais tradicionais, sua gastronomia e seu crescimento notável, sendo um destino turístico em ascensão.
A Ilha de Vitória é formada por um arquipélago composto por 33 ilhas e por uma porção continental, totalizando 105 km². As paisagens da cidade encantam quem chega, quer seja de avião, navio ou através de uma das setes pontes que interligam a Ilha de Vitória ao continente.
A cidade tem inúmeros pontos turísticos e históricos, como a Catedral Metropolitana, igrejas e capelas, o Teatro Carlos Gomes e o Palácio Anchieta. Além disso, cultura e arte podem ser encontradas em diversos locais, como goiabeiras, reduto das paneleiras, mundialmente conhecidas por suas panelas de barro.
A capital, que preserva muita história, também é palco de lazer e diversão com muitos atrativos naturais, como os belos parques, entre eles o Pedra da Cebola e o Parque Moscoso, além de lindas praias, como as das Ilhas do Boi e do Frade.
História
Em 8 de setembro de 1551, os portugueses venceram a acirrada batalha contra os índios Goitacazes e, entusiasmados pela vitória, passaram a chamar o local de Ilha de Vitória. Mas, para os conhecidos, pode ser chamada por apelidos como Ilha do Mel - nome dado pelos povos indígenas - , Cidade Presépio e até mesmo Vix.
Em meio a um núcleo urbano nitidamente colonial, havia "capixabas" - roças - na língua dos índios - expressão que acabou virando denominação para os habitantes não só da cidade, como também do estado.
Celebração
A Secretaria Municipal de Cultura (Semc) trará para os munícipes uma programação especial e gratuita para comemorar o aniversário da cidade, que reunirá nomes como Alceu Valença, Anderson Freire e João Neto e Frederico.
Confira a programação completa:
06/09 (sexta-feira)
20h - "Cine In Concert: Clássicos do Cinema" com a Orquestra Camerata Sesi, sob a regência do maestro Isaac Gonçalves.
22h - Anderson Freire.
07/09 (sábado)
20h - Banda da Guarda Municipal.
22h - Alceu Valença.
08/09 (domingo)
18h - "Divas" - Michele Freire, Dona Fran e Flavinha Mendonça.