Notícias

Vitória 471 anos: Parque Moscoso recebe 5ª Feira Jovem em clima de festa

Publicada em 02/09/2022, às 13h40

Por Fernanda Sant'Anna, com edição de Andreza Lopes


  • Educação de qualidade
  • Redução das desigualdades

Elizabeth Nader
Feira Jovem: ação no Parque Moscoso
5ª Feira Jovem no Parque Moscoso. (ampliar)
Elizabeth Nader
Feira Jovem: ação no Parque Moscoso
5ª Feira Jovem no Parque Moscoso. (ampliar)

O Parque Moscoso está repleto programações nesta sexta-feira (02), que prometem agradar e encantar ao público de todas as idades. A Rede Intersetorial da região Centro, composta por serviços da Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), em parceria com as secretarias de Educação (Seme), Saúde (Semus) e Meio Ambiente (Semmam) e da sociedade civil organizada, promovem a 5ª Feira Jovem, que ocorre até às 15h, com apresentações culturais e informações importantes para a juventude do território.

A manhã começou animada, com uma série de atividades, como alongamentos, que animaram os presentes e prepararam para a apresentação especial, feita pelos jovens atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Cajun, ao som de percussão e capoeira. Uma peça de teatro, desenvolvida pelos usuários do Centro Pop e oficina de dança, também garantiram entretenimento e animação à manhã no Parque.

Teve também apresentação de coreografia, desenvolvida com muito carinho e esplendor pelos idosos do Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI) e, ainda em clima dançante, a peça de teatro Avalanche e a Dança Circular movimentou quem passou por lá.

O prefeito Lorenzo Pazolini esteve no evento e falou sobre a alegria de ver a juventude da capital sendo valorizada e recebendo oportunidades e o quanto há para ser comemorado nos 471 anos de Vitória. "É uma felicidade imensa estar como gestor da capital do ES, poder comemorar junto com os moradores, orgulhosos por viverem numa cidade abençoada e chamada Vitória. Convido a todos para participarem das nossas festividades, pois preparamos uma programação especial durante todo o mês de setembro", disse o prefeito Lorenzo Pazolini.

"É muito significativo ver a representação de várias políticas públicas, como saúde educação, assistência social, segurança alimentar e nutricional assim como as organizações da sociedade civil, num evento para falar sobre os jovens e pensado para a juventude. Enquanto poder público e sociedade civil nós precisamos nos preocupar com esse público e ofertar os melhores serviços e oportunidades", garantiu a secretária de Assistência Social de Vitória, Cintya Schulz.

5ª Feira Jovem no Parque Moscoso recebe

A programação segue na parte da tarde, com os jovens do Centro de Referência de Juventude (CRJ) numa apresentação de Rap e os adolescentes, que fazem parte do Projovem , numa apresentação de dança. Logo depois tem apresentação de Slam, com Nelsin Janbless.

Para os interessados em aprender mais sobre o Macramê, arte desenvolvida com fios de barbante,haverá oficina de acessórios, desenvolvida pelo Projeto Fazendo Arte.

A Polícia Civil também fará cadastro para encaminhamentos da emissão da Carteira de Identidade. Além disso, os jovens poderão se inscrever em Programas de Aprendizagem como o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), Instituto Gênesis e Cesan. Também será possível fazer a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (CAdÚnico) e receber orientações para os serviços como o Cras, Centro Pop, CCTI, Cajun e Projovem.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Vitória e de Fonte Grande realizam ações em saúde, como orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)  e a participação do Centro de Valorização à Vida (CVV). A equipe do Banco de Alimentos Herbert de Souza (BAHS) orienta sobre a educação nutricional.

As atividades são elaboradas pelos serviços da Semas,por meio dos equipamentos:Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), Unidade de Inclusão Produtiva (UIP), Banco de Alimentos, Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Também, há parceria da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e Secretaria Municipal de Educação (Seme), por meio das unidades de saúde e escolas municipais; além das organizações da sociedade civil, como a Alef Bet, Instituto Raízes, Instituto Gold e Avalanche Missões Urbanas.

Elizabeth Nader
Feira Jovem: ação no Parque Moscoso
5ª Feira Jovem no Parque Moscoso. (ampliar)
Elizabeth Nader
Feira Jovem: ação no Parque Moscoso
5ª Feira Jovem no Parque Moscoso. (ampliar)

Voltar ao topo da página