Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Vitória 468 anos: uma cidade cada vez mais educadora

Publicada em 05/09/2019, às 07h03

Por Lívia Albernaz (livia@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Leonardo Silveira

Baía de Vitória com Enseada do Suá e Terceira Ponte ao fundo

Até 2020, Vitória será a sede da Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE) (Ampliar imagem)

André Sobral

AERÓBICA NOTURNA

Aulas de aeróbica noturna fazem parte das ações que tornam a capital uma cidade educadora (Ampliar imagem)

Você sabe por que Vitória é uma cidade educadora? Porque proporciona aos moradores várias oportunidades de aprendizagem na vivência e no cotidiano da cidade. Até 2020, Vitória será a sede da Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE).

O comprometimento com a cultura da paz e da justiça social e a cooperação são princípios de uma cidade educadora. Esses são os objetivos que norteiam as ações adotadas na capital, que completa no próximo domingo (8) 468 anos.

“Atualmente, Vitória é sede da Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE). Nosso objetivo é trabalhar para que a educação seja o eixo transversal de todas as políticas locais, fortalecendo e aprimorando programas em todas as áreas do município”, disse Mateus Mussa, secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação

Vitória, como sede da rede brasileira, tem sido reconhecida internacionalmente pelas ações desenvolvidas em diversas áreas.

Ações

Vitória tem várias atividades de esporte e lazer que proporcionam qualidade de vida e saúde, além de maior envolvimento do morador com os espaços públicos.

Como muitas pessoas não conseguem praticar atividades físicas durante o dia por conta do trabalho, a Prefeitura oferece diversas aulas noturnas de ginástica, natação, circuito, hidroginástica e dança. O projeto Aeróbica Noturna, que conta com núcleos espalhados pela cidade, também foi ampliado.

Os Centros de Educações Ambiental, que conscientização e atividades lúdicas para crianças e comunidade acerca da preservação ambiental, e os Centros de Ciências e Educação (Escola de Ciências, Biologia e História; Planetário de Vitória; Escola da Ciência – Física e Praça da Ciência) também se encaixam no conceito de cidade educadora.

Divulgação Semmam

Educação ambiental no Parque da Fazendinha

Projeto de Educação Ambiental com foco em resíduos "Vitória Cidade Limpa" também deixa a cidade mais educadora (Ampliar imagem)

Diego Alves

ENTREGA DAS CADEIRAS DO PLANETÁRIO

Planetário de Vitória é um dos Centros Municipais de Ciências e Educação (Ampliar imagem)

O projeto de Educação Ambiental com foco em resíduos "Vitória Cidade Limpa" também deixa a cidade mais educadora. O projeto já possui um vasto histórico de abordagens educativas nas comunidades e escolas, detalhando as responsabilidades e ações que devem ser colocadas em prática para uma cidade ser limpa e ambientalmente protegida.

Diversas ações de educação para o trânsito são promovidas pela Prefeitura de Vitória, por meio das secretarias municipais de Segurança Urbana (Semsu), de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) e de Educação (Seme), que fazem parte do Programa “Vida no Trânsito”, que estimula ações de prevenção nas escolas e orienta a comunidade, pais e alunos sobre os fatores de risco no caminho da unidade e por todos os territórios da cidade

Outro princípio da "cidade educadora" é estimular a participação popular. Por meio do Observa Vix, a administração municipal dá informação sobre a cidade à população e isso qualifica o debate. O engajamento dos moradores é muito importante para o desenvolvimento da cidade.

A Educação Integral é outra ação implantada em Vitória, dentro do conceito de cidade educadora. Sua proposta pedagógica visa à permanência do aluno na escola, assistindo-o integralmente em suas necessidades básicas e educacionais, resgatando sua autoestima e intensificando o processo ensino-aprendizagem.

No Ensino Fundamental, os alunos assistem às aulas no horário regular e, no contraturno, fazem oficinas e atividades e frequentam outros espaços de socialização da cidade, como parques, museus, teatros, clubes e escolas da ciência. Nesses ambientes são oferecidas atividades educativas extracurriculares, com oferta de esporte, lazer, cultura, música, artes cênicas, dança e conhecimentos gerais.

O Gabinete Itinerante é outra ação adotada. Nele, moradores podem fazer propostas e sugestões diretamente para gestores municipais, que levam todas as considerações para avaliação e análise das equipes da Prefeitura de Vitória. É uma proposta que promove o diálogo direto da administração municipal com a população. 

Diego Aves

Foto panorâmica mostrando detalhes da cidade de Vitória

Objetivo da cidade educadora é trabalhar para que a educação seja o eixo transversal de todas as políticas locais (Ampliar imagem)

Elizabeth Nader

Alunos Educação Tempo Integral, oficina de máscaras

Alunos da Educação Integral participam de variadas atividades e oficinas no contraturno


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site