Notícias

Vitória 467 anos: aumenta a sensação de segurança na capital e caem ocorrências

Publicada em 04/09/2018, às 12h20 | Atualizada em 04/09/2018, às 15h22

Por Eduardo Brinco, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação PMV
Cerco Inteligente de Segurança
Cerco Inteligente de Segurança já ajudou a recuperar 40 veículos roubados ou furtados desde quando o sistema foi implantado

Uma cidade inteligente e segura. Assim é Vitória, que, prestes a completar 467 anos, tem se destacado por reduzir crimes e pelos resultados alcançados em ações integradas entre Guarda Municipal e polícias Militar e Civil.

Uma das ferramentas que contribuíram para aumentar a segurança na capital é o Cerco Inteligente de Segurança da Prefeitura de Vitória.

O sistema, que conta com 70 câmeras em 18 barreiras nas entradas e saídas do município, é utilizado contra furto e roubo de veículos e outros crimes que envolvam caros e motocicletas.

Desde a sua implantação, a capital registra uma redução de 52% no número de furtos e roubos de veículos, numa comparação entre os meses de abril, quando teve início o sistema, e junho deste ano.

Já são 44 veículos recuperados até agora e diversos resultados positivos no auxílio à elucidação de crimes envolvendo veículos, em conjunto com outros agentes de segurança do Estado.

"O bom desempenho do Cerco Inteligente de Segurança é resultado do trabalho em conjunto da Secretaria de Segurança Urbana, por meio dos agentes da Guarda Civil Municipal, e das forças de segurança do Estado. Outro ponto que garante melhores condições para a segurança e para se viver em Vitória são as reuniões do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), que tem o objetivo de analisar as principais demandas do município e da sociedade, além de propor soluções para as situações iminentes", apontou o secretário de Segurança Urbana, Fronzio Calheira.

Diego Alves
Entrega dos botons e 07 viaturas a guarda civil
Guarda Civil Municipal também recebeu 12 novas viaturas

Nova aparelhagem

Também neste último ano, a Guarda Civil Municipal também recebeu 12 novas viaturas, 16 motocicletas e 50 kits do Dispositivo de Condução Elétrica (DCE). A aquisição desse material dá maior capacidade de ação aos agentes no cumprimento das demandas operacionais e institucionais, assim como eficiência das atividades no município.

Os equipamentos foram adquiridos com verba do Fundo Municipal de Segurança Urbana (Funseg), que foi criado com o objetivo de garantir verbas para a capacitação dos agentes da Guarda Civil Municipal, além de propiciar a compra de novos materiais, manutenção das instalações e sistemas de informação.

Matéria relacionada

Vitória 467 anos: ações para dinamizar economia e incrementar turismo


Voltar ao topo da página