Notícias

Vitória 466 anos: programação especial e atrações espalhadas por toda a cidade

Publicada em 06/09/2017, às 14h20 | Atualizada em 06/09/2017, às 18h14

Por Matheus Thebaldi (mgthebaldieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Ilha das Caieiras
Vitória comemora 466 anos nesta sexta-feira (8): Festival da Torta Capixaba e Frutos do Mar vai movimentar a Ilha das Caieiras
Diego Alves
Passeio ciclístico
Bikes vão tomar conta das ruas da capital no Passeio Ciclístico da Família, nesta quinta (7)

A programação do aniversário de Vitória está recheada. Há opções de sobra para moradores e turistas curtirem os 466 anos da capital em variadas áreas: gastronomia, esportes, lazer e turismo.

Quarta-feira (6)

As comemorações têm início nesta quarta-feira (6), com o Festival Degusta Rock e Beer, na praça do Papa. O evento, que vai até domingo (10), contará com variadas opções de food trucks e food bikes, servindo lanches, petiscos, churrasco, empadas, pizzas, pratos, tortas e doces, além de cervejarias. Serão mais de 100 rótulos nacionais de cerveja artesanal com premiações internacionais.

QUINTA-FEIRA (7)

Passeio ciclístico

Os ciclistas têm um motivo a mais para pedalar e levar as suas bikes às ruas nesta quinta (7): 3º Passeio Ciclístico da Família - Dia da Independência. A concentração será na praça Pio XII, no Centro, às 8h30, com percurso em direção ao módulo do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE) de Camburi. 

Monumento Vitória 360 Graus

Moradores e visitantes vão ganhar um presente único para comemorar o aniversário de 466 anos de Vitória. É a escultura anamórfica "Vitória 360 Graus", que forma o nome Vitória e passa a integrar o patrimônio arquitetônico e paisagístico da cidade, além de se tornar um atrativo turístico.

O monumento, que foi montado próximo à Curva da Jurema e possui 4 metros de profundidade, cerca de 2,5 metros de altura e 12 metros de comprimento, foi criado e doado ao município pelo designer Zota Coelho. Empresas locais também formaram uma parceria para a doação da escultura à cidade. A inauguração será nesta quinta-feira (7), às 9 horas.

Diego Alves
Aniversário do Parque Moscoso
Parque Moscoso irá receber as festividades do aniversário de Vitória, nesta sexta-feira (8)
Leonardo Silveira
Desafio Internacional da Ilha - Canoa Havaiana
"Volta à Ilha de Vitória" terá largada na Curva da Jurema, nesta sexta (8)

Festival da Torta Capixaba e Frutos do Mar

A saborosa comida capixaba será a atração principal do Festival de Frutos do Mar e Torta Capixaba, que acontece entre esta quinta (7) e domingo (10), na Ilha das Caieiras. A entrada é gratuita.

A proposta do festival, que ocorrerá das 9 às 18 horas, é reunir o melhor da culinária regional no bairro, tradicionalmente conhecido por suas belezas, pelo grande manguezal e por suas desfiadeiras de siri. Os mais diversos pratos à base de frutos do mar são preparados pela própria comunidade.

SEXTA-FEIRA (8)

Parque Moscoso

O Parque Moscoso será palco do tradicional “Parabéns para Vitória”. Além do ato simbólico, o local irá receber música e dança. A programação começa às 9 horas, com a Banda Júnior da Polícia Militar, que irá apresentar um repertório eclético, que inclui temas de filmes, uma seleção do maestro Ray Coniff, além de Gonzaga em Tom Maior e Tema da Vitória.

Logo após, três números de dança ganham a concha acústica do parque. Às 10h20, haverá a apresentação da Orquestra de Cordas Fafi, sob a coordenação de Gabriela Queiroz. Entre as músicas que serão apresentadas, estão músicas eruditas de Johann Pachelbel e Wolfgang Amadeus Mozart, além de clássicos da música popular. O grupo ainda tocará o “Parabéns para Vitória”. Também haverá distribuição de bolo.

Curva da Jurema/Volta à Ilha

A "Volta à Ilha de Vitória" é uma competição nacional de canoagem oceânica que fará uma remada de 30 quilômetros ao redor da ilha (veja o mapa) e passará por belas paisagens, como Terceira Ponte, a Ilha do Boi, o Porto de Vitória, a Ilha das Caieiras e por um dos maiores manguezais em área urbana do Brasil, o manguezal da Estação Ecológica Municipal Ilha do Lameirão.

O evento inédito irá reunir mais de 100 atletas e cerca de 40 embarcações de diversas modalidades e portes. Entre os participantes, estarão canoeiros e atletas nacionais e internacionais. A largada única será às 10h30, na Curva da Jurema.

A Volta à Ilha de Vitória também vai chamar a atenção para o meio ambiente. Durante o trajeto, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (Semmam) irá coletar o lixo encontrado para pesar ao final do evento. Esse material também será utilizado para montar uma baleia em tamanho real nas areias da Curva da Jurema, na Gincana do Lixo, comandada pelo coordenador do projeto Pegada, Rafael Braga.

DOMING0 (10)

O projeto "Brincar nos Bairros" levará muita diversão para a criançada no Parque Municipal de Tabuazeiro, neste domingo (10), das 9 às 13 horas. Pula-pula, tobogã e castelinho são alguns dos brinquedos. Para incentivar a prática esportiva, vai ter ainda a Corrida da Família, cujo objetivo é estimular o esporte e reunir as famílias.

O Estadual de Futebol de Areia começou no último final de semana, na praça dos Namorados, com a promessa de jogos emocionantes. Após folgar na primeira rodada, a seleção de Vitória estreia neste domingo (10), contra Anchieta. Também jogam, a partir das 9 horas: Marechal Floriano x Viana e Serra x Pedro Canário.

Matérias relacionadas

Vitória 466 anos: um olhar sobre a capital em diferentes ângulos

Vitória 466 anos: conheça os atrativos turísticos da capital de bicicleta

Vitória 466 anos: cidade respira esportes em todas as idades

Vitória 466 anos: encanto e orgulho de quem escolheu a cidade para morar

Vitória 466 anos: alunos aprendem sobre capital desde cedo na rede municipal

Vitória 466 anos: ações elevam a qualidade de vida na capital e rendem prêmios

Vitória 466 anos: praças são espaços para contemplação e muita história

Carlos Antolini
Praia do Canto
Carlos Antolini
Bairro São Pedro

Voltar ao topo da página