Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Vital 2025 em Vitória terá mudanças no trânsito e reforço na segurança

Publicada em

Por Glacieri Carraretto (gcpereiraeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Michelle Moretti


Foto Divulgação
Interdição

No próximo fim de semana, a capital receberá a maior micareta do Espírito Santo. Para garantir que os foliões cheguem com tranquilidade e segurança ao Vital 2025, a Guarda Civil Municipal de Vitória reforçou o efetivo de patrulhamento na área externa do evento e atuará na manutenção das mudanças no trânsito durante a festa.

A primeira intervenção teve início nesta terça-feira (19), com a interdição total da Avenida Dário Lourenço de Souza (Sambão do Povo), em Mário Cypreste. A via permanecerá fechada até domingo (24).

Para os motoristas que seguem no sentido Centro-Santo Antônio, haverá bloqueio próximo ao Teatro Carmélia. A alternativa será utilizar a Rua Engenheiro Manoel dos Passos Barros, que dá acesso à via principal da região, a Avenida Santo Antônio.

No sentido contrário, Santo Antônio-Centro, a interdição ocorrerá na rotatória próxima ao Clube de Pesca Mar e Terra. Nesse caso, o fluxo de veículos será desviado para a Rua Dom Benedito, que também desemboca na Avenida Santo Antônio.

Na sexta-feira (22), a partir das 17h até as 7h de domingo (24), a Rua Engenheiro Manoel dos Passos Barros, em Mário Cypreste, na altura do Teatro Carmélia, funcionará em mão única no sentido Praça de Caratoíra.

Também haverá interdição total da Rua Elvira Zílio (altura da Curva do Rabaioli). Vale destacar que os moradores das vias interditadas terão seus veículos identificados para garantir o acesso.

Todas as interdições serão acompanhadas por equipes da Guarda Civil Municipal de Vitória, a fim de assegurar fluidez na circulação dos veículos.

"A nossa orientação, porém, é sempre a mesma: evite ir de carro. Prefira vans, ônibus, táxis ou veículos de aplicativos. Além de a região não possuir pontos de estacionamento, essa escolha garante mais tranquilidade para o folião aproveitar o evento sem preocupações", orienta Brunno Xavier, gerente de Planejamento e Operacionalização do Trânsito (GPOT) da Secretaria de Segurança Urbana.

Segurança Ostensiva

A segurança no interior do evento é de responsabilidade da empresa realizadora do Vital 2025. No entanto, para atender ao entorno da festa, a Gerência de Proteção Comunitária (GPC) da Guarda de Vitória elaborou um planejamento especial, com reforço de efetivo em pontos estratégicos para oferecer mais tranquilidade a foliões e colaboradores durante os dias do evento.

A operação contará ainda com o monitoramento de 47 câmeras instaladas na região e com levantamentos da Gerência de Inteligência da Guarda Civil Municipal de Vitória.