Notícias

Viradão Vitória: Tunico da Vila leva samba e congo para praça Ubaldo Ramalhete

Publicada em 29/09/2019, às 18h42

Por Renata Moreira, com edição de Matheus Thebaldi


Leonardo Silveira
Viradão Vitória 2019 - Show Tunico da Vila
Tunico da Vila levou para o palco da praça Ubaldo Ramalhete uma conexão entre o samba e o congo capixaba (ampliar)
Leonardo Silveira
Viradão Vitória 2019 - Show Tunico da Vila
"O pandeiro, a casaca, o surdo e o tambor, tudo junto e misturado", disse o artista, ao se referir à sua apresentação (ampliar)

A praça Ubaldo Ramalhete, no Centro, ficou lotada para a apresentação do cantor Tunico da Vila. O músico levou para o palco uma conexão entre o samba e o congo capixaba.

A "Roda de Sambacongo", de Tunico da Vila, contou com a participação dos músicos Daniel Barreto (violão), Sergio Roatti (cavaco), Pequê Santos (percussão), Wesley Lopes (percussão), Felipe Dias (bateria), Eliel Moura (baixo), Bruna Kethily e Amanda Menezes (vocais) e integrantes da Banda de Congo Amores da Lua. Uma intérprete de Libras traduziu o show para a comunidade surda no evento.

"O pandeiro, a casaca, o surdo e o tambor, tudo junto e misturado. Essa liga é importante, pois o samba carioca e o congo capixaba são irmãos musicais, são de origem africana, do povo de Angola que se conectou com outras culturas encontradas aqui. As nossas bandeiras são as mesmas: liberdade, afirmação negra e respeito à cultura brasileira. E musicalmente deu e dá certo. Vai ser mágico celebrar os 30 anos de gravação da roda de congo Madalena do Jucu em samba e unirmos essas duas culturas numa grade 'Roda de Sambacongo'", disse Tunico da Vila.

Aprovação

Vilmara Santos veio de Marataízes com a família para curtir o segundo dia de programação do Viradão Vitória e gostou das opções culturais.

"Estamos encantados pelo evento, dá para curtir em família ou com amigos, são muitas as opções. O show do Tunico está maravilhoso, a organização está de parabéns, voltarei mais vezes com a minha família", elogiou.

O grupo de amigos Willian Marcelino, Taylanne Silva e Luanna Hevellyn também curtiu. "O show estava incrível, muita música boa e animada, gostamos da união do samba com o congo. Também curtimos muito toda a programação do Viradão, já queremos bis", disseram os amigos.

Tunico

Tunico da Vila é cantor e compositor de samba, uma revelação do samba contemporâneo, aliando sua vivência como músico a experiências ligadas ao seu pertencimento cultural. Canta canções que revelam histórias sobre a sua ancestralidade e é influenciado pelos ambientes que deram liga ao samba carioca: as rodas de samba e os terreiros.

Hoje, Tunico da Vila é um legítimo representante dessa vertente do samba, que mantém a tradição com sambistas como Zeca Pagodinho, Martinho da Vila, Dudu Nobre e Xande de Pilares. Gravou em 2006 o álbum “Na cadência do partido-alto”, apresentando sambas originais que cantam a sua própria história.

O samba de partido alto é cantado e tocado em roda, assim como o congo capixaba, pois nas rodas a posição dos instrumentos e tambores facilitam a determinante comunicação entre os sambistas, músicos e conguistas.

Leonardo Silveira
Viradão Vitória 2019 - Show Tunico da Vila
Leonardo Silveira
Viradão Vitória 2019 - Show Tunico da Vila

Voltar ao topo da página