Notícias

Viradão Vitória: cidade respirou 26 horas de pura cultura

Publicada em 30/09/2019, às 21h27

Por Matheus Thebaldi (mgthebaldieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Jaldecy Pereira


Leonardo Silveira
Viradão Vitória 2019 - Show Tunico da Vila
Viradão Vitória cumpriu objetivo de fomentar a cultura na capital (ampliar)

O Centro Histórico da capital capixaba respirou cultura pura da melhor qualidade no último final de semana, durante 26 horas de muita emoção, entretenimento e harmonia. Famílias inteiras se deslocaram de várias cidades para prestigiar os shows.

O secretário de Cultura de Vitória, Francisco Grijó, destacou que a virada cultural é a mais importante manifestação artístico-cultural do Espírito Santo.

“O fomento à cultura, a valorização do artista, tanto local quanto nacional, são o nosso ponto fundamental. Mas ao mesmo tempo é sempre bom lembrar que estes artistas têm a sua arte fomentada através de edital público – o que dá muito mais transparência e democracia ao processo – e é uma oportunidade que eles têm de poder apresentar ao seu público aquilo que eles produzem”, explicou Grijó.

Grijó disse também que o evento é muito importante porque este é o papel da secretaria que administra: fomentar a cultura. Ele explicou ainda que o Viradão aconteceu no Centro Histórico porque todos os “Viradões” acontecem nos centros históricos das capitais brasileiras, como Rio, São Paulo, Belo Horizonte. E o Centro Histórico de Vitória tem uma vocação cultural muito grande na avaliação do secretário.

“Em apenas nove quilômetros quadrados existem 10 equipamentos culturais, seja do Estado ou da Prefeitura. Isso sem contar os equipamentos culturais privados e os coletivos”, disse.
Grijó ressaltou que o Viradão Vitória trouxe, além da movimentação cultural, uma movimentação econômica muito grande para a região.

Segundo ele, a limpeza, a desobstrução do trânsito, a segurança e todos os outros serviços públicos são pensados e planejados muito antes do evento para oferecer a todas as pessoas um impacto super positivo.
“O Viradão existe para fomentar e ao mesmo tempo para oportunizar as pessoas que tenham acesso a bens culturais da cidade para a cidade”, resumiu.

Economia

Para o presidente da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV), Leonardo Krohling, o Viradão Vitória nesses dois dias de evento movimentou a economia em vários setores.

“A movimentação econômica do Viradão começa a contar desde a montagem dos palcos, a instalação dos banheiros químicos, o trabalho no dia a dia junto aos artistas, os ambulantes, os food-trucks, o pessoal de transporte via aplicativo ou táxi, alem da ocupação hoteleira e os restaurantes com quem vem aqui fazer turismo”, detalhou Krohling.

Segundo ele, os hotéis do Centro tiveram 100% de ocupação, inclusive o Hostel (tipo de acomodação mais econômica) que tem ali no local. “E a movimentação econômica girou em torno de R$ 2,3 milhões para este Viradão, montante inserido aqui na economia da nossa Vitória”, comemorou.

Garis

Foram escalados 150 garis em dois turnos com lavagens das vias, varrição, remoção dos resíduos, limpeza dos locais da festa.

Caminhões-pipa

A Prefeitura de Vitória promoveu uma verdadeira limpeza do Centro histórico nas manhãs de domingo (29) e de segunda logo após os shows do Viradão Vitória, que começaram às 18h de sábado. Os locais de maior aglomeração foram lavados com uso de seis caminhões-pipa.

Banheiros

A limpeza dos 170 banheiros químicos instalados ao logo do corredor cultural do Viradão Vitória, no Centro histórico, aconteceu durante todo evento.

Guarda e fiscais

Equipes da Fiscalização, Posturas e Edificações da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec) e os agentes da Guarda Municipal, da Secretaria de Segurança Urbana, ajudaram a manter a ordem e a organização do Viradão Vitória, antes, durante e depois dos shows.


Voltar ao topo da página