Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Viradão Vitória: apresentações de capoeira e danças movimentam o Mucane

Publicada em 29/09/2019, às 18h37

Por Renata Moreira (rpmoreira@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Leonardo Silveira

Viradão Vitória 2019

Grupo de Capoeira Angola Volta ao Mundo (GCAVAM) deu início às apresentações no Mucane (Ampliar imagem)

Leonardo Silveira

Viradão Vitória 2019

Apresentações de dança que valorizam a cultura negra também movimentaram o Mucane (Ampliar imagem)

Apresentações de capoeira e danças movimentaram o segundo dia do Viradão Vitória no Museu Capixaba do Negro “Verônica da Pas” (Mucane), no início da tarde deste domingo (29). 

O Grupo de Capoeira Angola Volta ao Mundo (GCAVAM) deu início às apresentações. Formado por 25 membros, o grupo surgiu em 1992, no Rio de Janeiro, e foi fundado pelo mestre Cláudio Nascimento.

Já em Vitória, surgiu em 2005, por meio da contramestra Ananda. Desde então, a "Capoeira Angola" se tornou presente no Espírito Santo. Além da atuação na capital e no Rio de Janeiro, o grupo possui um núcleo em Alegre e realiza trabalhos em núcleos infantis e comunidades quilombolas.

Logo em seguida, foi a vez da grupo de dança "Zacimba Gaba" apresentar "A resistência através da arte e luta". O grupo, formado só por mulheres, surgiu da necessidade de dar visibilidade, oportunidade e valorização à capoeira feminina no Espirito Santo. 

"Nossa inspiração é poder ver um dia a equidade no ambiente da capoeira e a visibilidade a todas as mulheres que lutam para estar nessa arte que ainda é muito machista. Trouxemos para o Viradão uma roda de capoeira com diferentes toques e danças para mostrar o quanto a capoeira é linda e merece ser preservada", explicou a professora Sabrina Marinho Abade.

Grupo Negraô

Depois, o show ficou por conta do Grupo Negraô, que encantou o público com a apresentação do espetáculo "MA' KWENDA! MA' KUSIA!".

Reconhecido como utilidade pública estadual, o grupo tem como objetivo apresentar as histórias de sua ancestralidade e o empoderamento e a autoestima do negro na sociedade capixaba através da dança, reconhecendo, assim, sua cor e sua importância na sociedade.

Carne de Gato

O Grupo Carne de Gato também animou o local. Com um trabalho tradicional de roda de choro, preparou várias surpresas, valorizando músicas que todo mundo já ouviu e canta junto. O repertório foi preparado e inspirado na atuação de grandes músicos brasileiros do passado e do presente, como Cacau do Pandeiro, Altamiro Carrilho, Dino 7 Cordas, Jacob do Bandolim e Guinga.

DJ DebFeme

Já a DJ DebFeme encerrou as apresentações no Mucane levando clássicos das décadas de 80 e 90, selecionando trilhas de filmes e novelas, MPB, black music, reggae e funk antigo.

Leonardo Silveira

Viradão Vitória 2019

(Ampliar imagem)

Leonardo Silveira

Viradão Vitória 2019

(Ampliar imagem)


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site