Notícias

Viradão Vitória: apresentações de capoeira e danças movimentam o Mucane

Publicada em 29/09/2019, às 18h37

Por Renata Moreira, com edição de Matheus Thebaldi


Leonardo Silveira
Viradão Vitória 2019 - Capoeira no MUCANE
Grupo de Capoeira Angola Volta ao Mundo (GCAVAM) deu início às apresentações no Mucane (ampliar)
Leonardo Silveira
Viradão Vitória 2019 - Capoeira no MUCANE
Apresentações de dança que valorizam a cultura negra também movimentaram o Mucane (ampliar)

Apresentações de capoeira e danças movimentaram o segundo dia do Viradão Vitória no Museu Capixaba do Negro “Verônica da Pas” (Mucane), no início da tarde deste domingo (29). 

O Grupo de Capoeira Angola Volta ao Mundo (GCAVAM) deu início às apresentações. Formado por 25 membros, o grupo surgiu em 1992, no Rio de Janeiro, e foi fundado pelo mestre Cláudio Nascimento.

Já em Vitória, surgiu em 2005, por meio da contramestra Ananda. Desde então, a "Capoeira Angola" se tornou presente no Espírito Santo. Além da atuação na capital e no Rio de Janeiro, o grupo possui um núcleo em Alegre e realiza trabalhos em núcleos infantis e comunidades quilombolas.

Logo em seguida, foi a vez da grupo de dança "Zacimba Gaba" apresentar "A resistência através da arte e luta". O grupo, formado só por mulheres, surgiu da necessidade de dar visibilidade, oportunidade e valorização à capoeira feminina no Espirito Santo. 

"Nossa inspiração é poder ver um dia a equidade no ambiente da capoeira e a visibilidade a todas as mulheres que lutam para estar nessa arte que ainda é muito machista. Trouxemos para o Viradão uma roda de capoeira com diferentes toques e danças para mostrar o quanto a capoeira é linda e merece ser preservada", explicou a professora Sabrina Marinho Abade.

Grupo Negraô

Depois, o show ficou por conta do Grupo Negraô, que encantou o público com a apresentação do espetáculo "MA' KWENDA! MA' KUSIA!".

Reconhecido como utilidade pública estadual, o grupo tem como objetivo apresentar as histórias de sua ancestralidade e o empoderamento e a autoestima do negro na sociedade capixaba através da dança, reconhecendo, assim, sua cor e sua importância na sociedade.

Carne de Gato

O Grupo Carne de Gato também animou o local. Com um trabalho tradicional de roda de choro, preparou várias surpresas, valorizando músicas que todo mundo já ouviu e canta junto. O repertório foi preparado e inspirado na atuação de grandes músicos brasileiros do passado e do presente, como Cacau do Pandeiro, Altamiro Carrilho, Dino 7 Cordas, Jacob do Bandolim e Guinga.

DJ DebFeme

Já a DJ DebFeme encerrou as apresentações no Mucane levando clássicos das décadas de 80 e 90, selecionando trilhas de filmes e novelas, MPB, black music, reggae e funk antigo.

Leonardo Silveira
Viradão Vitória 2019 - Capoeira no MUCANE
Leonardo Silveira
Viradão Vitória 2019 - Capoeira no MUCANE

Voltar ao topo da página