Vila do Papai Noel encanta crianças e famílias no Cmei Terezinha Vasconcelos
Publicada em | Atualizada em
Por Juliana Rodrigues, com edição de Andreza Lopes
Marcos Salles
Vila do Papai Noel no Cmei Terezinha Vasconcelos Salvador. (ampliar)
Marcos Salles
Vila do Papai Noel no Cmei Terezinha Vasconcelos Salvador. (ampliar)
As semanas que antecedem o Natal e toda sua alegria são vivenciadas intensamente no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Terezinha Vasconcelos Salvador, localizado no bairro Romão. A equipe da unidade de ensino preparou a Vila do Papai Noel, um cantinho especial para que as crianças e famílias possam experimentar toda a magia desta época do ano.
Reaproveitando materiais e até uma árvore antiga da escola, a equipe produziu adereços encantadores. As assistentes de educação infantil desenvolveram uma casa em tecido de algodão, para garantir um espaço acolhedor e repleto de boas lembranças para as crianças em um ano que foi tão desafiador.
A diretora do Cmei, Fabíola Loureiro, conta que o "Natal", como o cantinho ornamentado é carinhosamente chamado pelas crianças, foi elaborado desde o retorno das aulas, após o período desafiador da pandemia. Com recursos limitados, mas uma enorme vontade de celebrar, a equipe, se empenhou em criar uma atmosfera especial para as crianças.
Fabiola explicou que o objetivo era oferecer não apenas um ambiente festivo, mas um refúgio de afeto para aqueles que retornavam às atividades, encerrando um período complexo. O "Natal" se tornou um ponto de referência querido pelos alunos e suas famílias. Em 2022, expandiram-se os espaços e os materiais, o que deixou o local ainda mais cativante para os olhares curiosos das crianças.
Já em 2023, munidos de um planejamento cuidadoso inserido no calendário da unidade de ensino, as assistentes de educação infantil Renata e Ana Luísa, com o apoio de toda a equipe, materializaram ideias que despertaram elogios, encantamento e emoção. "Muitos pais e crianças nunca haviam experimentado a magia do Papai Noel ou vivenciado um ambiente tão festivo", destaca a diretora do Cmei.
O propósito, segundo a diretora, vai além do aspecto comercial do Natal, buscando presentear não apenas as crianças, mas toda a comunidade escolar, oferecendo acesso a momentos culturais memoráveis. "Proporcionar essas experiências e registrar essas memórias está intrinsecamente ligado ao mundo lúdico, ao cuidar e ao ensinar. É permitir que eles não apenas vejam, mas vivenciem, imaginem e sonhem, construindo assim um repertório de possibilidades, criatividade e conexões pessoais únicas", explica a gestora escolar.
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, e a secretária municipal de Educação, Juliana Rohsner, fizeram questão de conhecer a Vila do Papai Noel do Cmei Terezinha Vasconcelos Salvador e prestigiar o trabalho feito com tanto carinho pela equipe da unidade de ensino. Durante a visita, muitas fotos foram tiradas com as crianças para registrar o momento de alegria.
Marcos Salles
Vila do Papai Noel no Cmei Terezinha Vasconcelos Salvador. (ampliar)
Marcos Salles
Vila do Papai Noel no Cmei Terezinha Vasconcelos Salvador. (ampliar)