Notícias
Universo do pescador vira exposição no Museu Histórico da Ilha das Caieiras
Publicada em 27/11/2019, às 08h44
Por Ricardo Aiolfi, com edição de Matheus Thebaldi


Itens tão comuns para a comunidade da Ilha das Caieiras viraram peças de exposição no Museu do Pescador, no mesmo bairro. Tarrafas, redes, remos, jereré, puçá, casquinhas de siri e até ostras gigantes - com cerca de 33 centímetros estão entre os objetos expostos.
As novas peças fazem parte do acervo da família do pescador Haroldo Ferreira, de 54 anos. Nascido e criado na Ilha das Caieiras, ele se apaixonou pela pesca ainda aos 7 anos, com influência do pai, também pescador.
No início dos anos 2000, quando Haroldo saiu para coletar ostras, teve uma surpresa ao encontrar de seis a oito delas medindo 33 centímetros. A novidade virou matéria de jornal e motivo de orgulho para a família. Agora, elas podem ser vistas como verdadeiras peças de museu.
Segundo o coordenador do Museu do Pescador, Maycon Guimarães, o intuito da exposição é trazer a cara da comunidade para o local. "Este é um trabalho coletivo. Não é só a história do Haroldo, mas da família e da própria tradição da Ilha das Caieiras. É uma variedade de itens para deixar o museu com a cara do pescador", explicou o coordenador.
Fotos
Nas paredes do Museu do Pescador, penduradas em redes, é possível ainda encontrar fotos do universo da pesca, mostrando a extração de ostras, coleta de siris e pesca de peixes na Ilha das Caieiras.
O Museu do Pescador é um espaço da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) e possui entrada gratuita. As peças ficam em exposição até o dia 1º de fevereiro de 2020.
A Arte é Nossa
Além da exposição no Museu do Pescador, os visitantes vão poder conferir ainda as obras de arte urbana “Mulheres do Cais”, nas paredes externas do próprio museu e na praça anexa, e a obra “Pessoas, percurso e paisagem”, na própria rua do Museu: rua Felicidade Correia dos Santos. As obras fazem parte do projeto A Arte é Nossa, da Semc.
As duas obras buscam resgatar o cotidiano e a história da Ilha das Caieiras, remetendo ao universo do pescador, da desfiadeira de siri e da própria vivência dos moradores da comunidade. Nas paredes do museu, a frase “Águas Que Sustentam” remetem a essa relação da Ilha das Caieiras e às águas que cercam a comunidade.
Ambas obras foram realizadas pelo Coletivo Cidade Quintal, idealizadas pelos artistas Juliana Lisboa e Renato Pontello, que realizaram um trabalho de imersão na comunidade, buscando histórias e o próprio universo que embasa as obras.
Visitação
O Museu do Pescador pode ser visitado de terça a sexta-feira, das 13 às 17 horas, e também nos finais de semana e feriados, das 11 às 15 horas. Grupos de visitantes podem agendar uma visita guiada por meio do telefone (27) 3323-9993.
Serviço
Exposição das Ostras Gigantes e outros itens no Museu do Pescador
Quando: até dia 1º de fevereiro de 2020
Horários: terça a sexta-feira, das 13 às 17 horas. Sábados, domingos e feriados, das 11 às 15 horas
Local: Museu Histórico da Ilha das Caieiras (Museu do Pescador) – Rua Felicidade Correia dos Santos, 1095 – Ilha das Caieiras
Classificação indicativa: livre
Mais informações: (27) 3323-9993
Entrada gratuita.

