Notícias

Universo do pescador vira exposição no Museu Histórico da Ilha das Caieiras

Publicada em 27/11/2019, às 08h44

Por Ricardo Aiolfi, com edição de Matheus Thebaldi


Maycon Guimarães
Exposição do Museu do Pescador traz peças da comunidade para dentro do museu
Ostras gigantes e peças tradicionalmente usadas na pesca estão expostas no Museu do Pescador
Maycon Guimarães
Exposição do Museu do Pescador traz peças da comunidade para dentro do museu
Peças da exposição fazem parte do acervo da família do pescador Haroldo Ferreira

Itens tão comuns para a comunidade da Ilha das Caieiras viraram peças de exposição no Museu do Pescador, no mesmo bairro. Tarrafas, redes, remos, jereré, puçá, casquinhas de siri e até ostras gigantes - com cerca de 33 centímetros estão entre os objetos expostos.

As novas peças fazem parte do acervo da família do pescador Haroldo Ferreira, de 54 anos. Nascido e criado na Ilha das Caieiras, ele se apaixonou pela pesca ainda aos 7 anos, com influência do pai, também pescador.

No início dos anos 2000, quando Haroldo saiu para coletar ostras, teve uma surpresa ao encontrar de seis a oito delas medindo 33 centímetros. A novidade virou matéria de jornal e motivo de orgulho para a família. Agora, elas podem ser vistas como verdadeiras peças de museu.

Segundo o coordenador do Museu do Pescador, Maycon Guimarães, o intuito da exposição é trazer a cara da comunidade para o local. "Este é um trabalho coletivo. Não é só a história do Haroldo, mas da família e da própria tradição da Ilha das Caieiras. É uma variedade de itens para deixar o museu com a cara do pescador", explicou o coordenador.

Fotos

Nas paredes do Museu do Pescador, penduradas em redes, é possível ainda encontrar fotos do universo da pesca, mostrando a extração de ostras, coleta de siris e pesca de peixes na Ilha das Caieiras.

O Museu do Pescador é um espaço da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) e possui entrada gratuita. As peças ficam em exposição até o dia 1º de fevereiro de 2020.

A Arte é Nossa

Além da exposição no Museu do Pescador, os visitantes vão poder conferir ainda as obras de arte urbana “Mulheres do Cais”, nas paredes externas do próprio museu e na praça anexa, e a obra “Pessoas, percurso e paisagem”, na própria rua do Museu: rua Felicidade Correia dos Santos. As obras fazem parte do projeto A Arte é Nossa, da Semc.

As duas obras buscam resgatar o cotidiano e a história da Ilha das Caieiras, remetendo ao universo do pescador, da desfiadeira de siri e da própria vivência dos moradores da comunidade. Nas paredes do museu, a frase “Águas Que Sustentam” remetem a essa relação da Ilha das Caieiras e às águas que cercam a comunidade.

Ambas obras foram realizadas pelo Coletivo Cidade Quintal, idealizadas pelos artistas Juliana Lisboa e Renato Pontello, que realizaram um trabalho de imersão na comunidade, buscando histórias e o próprio universo que embasa as obras. 

Visitação

O Museu do Pescador pode ser visitado de terça a sexta-feira, das 13 às 17 horas, e também nos finais de semana e feriados, das 11 às 15 horas. Grupos de visitantes podem agendar uma visita guiada por meio do telefone (27) 3323-9993.

Serviço
Exposição das Ostras Gigantes e outros itens no Museu do Pescador
Quando: até dia 1º de fevereiro de 2020
Horários: terça a sexta-feira, das 13 às 17 horas. Sábados, domingos e feriados, das 11 às 15 horas
Local: Museu Histórico da Ilha das Caieiras (Museu do Pescador) – Rua Felicidade Correia dos Santos, 1095 – Ilha das Caieiras
Classificação indicativa: livre
Mais informações: (27) 3323-9993
Entrada gratuita.
Maycon Guimarães
Exposição do Museu do Pescador traz peças da comunidade para dentro do museu
Visitação é de terça a sexta-feira, das 13 às 17 horas, e também finais de semana e feriados, das 11 às 15 horas
Maycon Guimarães
Exposição do Museu do Pescador traz peças da comunidade para dentro do museu
Nas paredes do Museu do Pescador, penduradas em redes, é possível ainda encontrar fotos do universo da pesca

Voltar ao topo da página