Atividades educativas sobre cuidados no Carnaval na Unidade de Saúde do Forte São João promove.
Foto Divulgação
Atividades educativas sobre cuidados no Carnaval na Unidade de Saúde do Forte São João promove.
As ações de promoção à saúde e cuidados durante o Carnaval não param nas Unidades de Saúde de Vitória! Na manhã desta sexta-feira (13), foram realizadas atividades de conscientização nas recepções das unidades de saúde do Forte São João e de Santo Antônio, voltadas aos usuários que aguardavam o atendimento.
As iniciativas tiveram como objetivo orientar a população para que possam aproveitar o Carnaval com alegria, responsabilidade e cuidado, reforçando práticas de promoção da saúde e prevenção de possíveis agravos.
As equipes abordaram temas importantes como a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), especialmente com o uso de preservativos, e cuidados com a exposição solar reforçando a importância de manter uma hidratação adequada, particularmente em situações de consumo de bebidas alcoólicas. As orientações estenderam-se à prevenção da gravidez na adolescência, enfatizando a responsabilidade e o acesso gratuito a métodos contraceptivos disponíveis nas unidades de saúde.
A diretora da Unidade do Forte São João, Neuma Moura, celebrou o engajamento da sua equipe na iniciativa. "A nossa ação teve o objetivo de orientar a população a aproveitar a folia com prevenção e responsabilidade, e para a festa ser nota dez, o nosso enredo é simples: promover saúde e alegria no coração e o dobro de cuidado com a nossa população."
Já a diretora da Unidade de Santo Antônio, Roberta Melo, ressaltou a importância de ações como esta no período carnavalesco. "A ação realizada na Unidade foi muito importante para orientar os pacientes. O momento permitiu um diálogo direto, com linguagem simples e acolhedora, possibilitando esclarecer dúvidas que muitas vezes as pessoas têm vergonha de perguntar durante a consulta."
Na unidade do Forte São João, a atividade foi conduzida pelos residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), Anne Lara Ribet Kill / Lucas Mazzini, sendo supervisionados pelas dentistas, Adriana Drummond e Ana Cláudia Alvarenga. Já em Santo Antônio, a ação foi realizada pelas assistentes sociais, Rosângela Costa e Valesca Ferreira, e pelo enfermeiro, Leandro Luiz de Oliveira.