Turma da Lidia: Cmei em Jesus de Nazareth cria e dá vida a personagens na escola
Publicada em
Por Brunella França, com edição de Matheus Thebaldi
Divulgação Seme
Famílias e estudantes admiram o muro do Cmei Lidia Rocha Feitosa
Divulgação Seme
Turmas do Cmei fazem caminhada pelo bairro Jesus de Nazareth
Lidia é uma adolescente ativa e participante em ações escolares promovidas no bairro onde mora. Nazareno é morador da comunidade, um garoto pró-ativo em trabalhos sociais que ama a natureza e defende os animais. Caramelo é um vira-lata, companheiro dessa dupla. E Lua é uma tartaruga que foi salva quando a maré a trouxe presa a uma rede até a Praia das Castanheiras.
Essa é a Turma da Lidia! A equipe do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Lidia Rocha Feitosa, localizado em Jesus de Nazareth, criou esse grupo de personagens como apoio pedagógico para o projeto da unidade de ensino, que tem como ponto principal pensar o bairro em suas especificidades valorizando a comunidade, crianças e profissionais do Cmei.
"A construção, a produção e a efetivação de personagens tornam-se agentes integradores no processo de conhecimento científico de crianças e adultos do Cmei Lidia. Com esse olhar, buscamos uma interação humanizada, significativa, acolhedora e lúdica no espaço escolar, fortalecendo laços e propiciando o pertencimento de todos envolvidos no processo educativo", destacou Zilda Rodrigues, diretora da unidade de ensino.
A equipe do Cmei entendeu que, para dar vida ao aprendizado, o melhor caminho seria trabalhar com as crianças e todos os profissionais a partir de personagens que fazem parte do cotidiano da escola.
Vínculo com as famílias
O projeto se esmera para dentro das salas de aulas, no muro do Cmei, nas caminhadas pelo bairro, na intervenção junto à comunidade, tendo como agente ativo as crianças e suas nuances. Com suas vivências, as crianças permitem que os profissionais possam projetar a imaginação e transformar isso em produto real, palpável, um instrumento de trabalho, conhecimento e saberes.
"Por meio de projetos específicos que vivenciam e experiencializam as práticas cotidianas das crianças e suas famílias, vamos produzindo e construindo ações que ampliam e valorizam também os artistas do bairro", disse a diretora Zilda.
Ela ressaltou ainda que, sem a participação dos profissionais do Cmei, a criação de um grupo específico para trabalhar a produção escrita, grafismo, montagem de personagens e revisão de texto, o trabalho não ganharia vida.
A turma na escola
A Turma da Lídia, além de somar com as ações pedagógicas em que as diversas linguagens interagem entre o real e o imaginário, vem promovendo um aprendizado “mágico” à comunidade que faz parte do Cmei Lidia Rocha Feitosa.
Isso porque essa turminha está ganhando espaço para fora dos muros da unidade de ensino, subindo escadarias, ladeiras, visitando a Prainha e, acima de tudo, fazendo parte concreta da vida de cada criança, adulto e da comunidade em geral.
Através dos personagens criados, e com a participação do artista grafiteiro Nicholas Marcos Duarte do Nascimento, conhecido como Nico, nascido e criado em Jesus de Nazareth, a Turma da Lidia agora é parte do projeto "Arte no Muro", representada no muro da escola para todo mundo ver.