Culminância das matérias eletivas na Emef Paulo Freire.
Criatividade, protagonismo e muita expressão cultural. A Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emef TI) Paulo Reglus Neves Freire, localizada no bairro Inhanguetá, realizou a culminância das disciplinas eletivas, um momento especial para apresentar à comunidade os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes ao longo do segundo trimestre.
Além das disciplinas obrigatórias, como Português, Matemática, Geografia, Ciências, História, Educação Física, Artes e Língua Estrangeira, os estudantes puderam escolher uma matéria eletiva de acordo com seus interesses e objetivos de vida. A iniciativa faz parte da proposta pedagógica do ensino em tempo integral, que valoriza a autonomia, a interdisciplinaridade e a participação ativa dos alunos.
Foto Divulgação
Culminância das matérias eletivas na Emef Paulo Freire.
Eletivas
A eletiva "Vozes da Comunidade" integrou as áreas de Língua Portuguesa, Arte e Geografia para trabalhar a escrita e a fala como formas de expressão, identidade e transformação social. Com oficinas de escrita criativa, os estudantes produziram poemas, raps e lambe-lambes, transformando sentimentos e vivências em arte e reflexão.
A disciplina "Brincando com o Tempo" promoveu o resgate de brincadeiras que marcaram gerações, explorando os significados culturais, sociais e históricos. Enquanto aprendiam sobre o passado, os estudantes também desenvolveram a leitura, escrita, oralidade e matemática, como raciocínio lógico e contagem de pontos.
Já na eletiva "Imaginação às Telas", os estudantes foram convidados a expressar emoções, histórias e criatividade por meio da arte visual. A atividade trabalhou conteúdos de Arte, Português e Matemática, com experimentação de técnicas de artes plásticas e o uso expressivo de cores e texturas.
Foto Divulgação
Culminância das matérias eletivas na Emef Paulo Freire.
O estudante Marcos Vinícius, do 9º ano, falou sobre o trabalho na eletiva das telas. "Cada um fez do seu jeito, com seu próprio estilo. Criamos uma espécie de grafite. Eu também fiz ilustrações com lore (histórias). Usamos tinta aquarela, tinta de tecido, tinta a óleo. Foi muito variado. As bolsas que criamos representavam emoções, e a minha foi inspirada no estilo Bobby Woods. O mais legal é que depois a gente pôde levar a bolsa para casa", contou.
Participação da comunidade escolar
A culminância contou com a presença de pais, responsáveis e representantes da comunidade. Para Geovana Mattos, mãe da estudante Cecília, do 2º ano, o momento foi especial. "Acho as eletivas incríveis, porque conseguimos ver de perto a criatividade das crianças e tudo o que elas trabalharam desde o início do ano. Minha filha ama participar e fica superanimada. Eu também fico muito feliz de poder vir com ela, ver os trabalhos, as apresentações, as barraquinhas. É uma experiência muito rica para todos", afirmou.