Notícias

Teatro diverte crianças e trabalha conceitos de preservação da vida marinha

Publicada em 23/09/2022, às 14h15 | Atualizada em 23/09/2022, às 14h21

Por Luis Oliveira (luffoliveiraeira$4h064+pref.seme.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Educação de qualidade

Luis Oliveira
Teatro no Cmei PFR
Teatro no Cmei Dr. Pedro Feu Rosa. (ampliar)
Luis Oliveira
Teatro no Cmei PFR
Teatro no Cmei Dr. Pedro Feu Rosa. (ampliar)

Uma baleia jubarte nadava alegre pelo mar quando ficou presa em uma rede de pesca. Desesperada com a situação, ela contou com a ajuda dos amigos tubarão, peixinho, tartaruga e polvo para se soltar da rede e poder brincar com os amigos.

Essa foi a história que garantiu uma manhã de alegria, diversão e aprendizado de forma lúdica, nesta sexta-feira (22), para as 190 crianças matriculadas no turno matutino do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Dr. Pedro Feu Rosa, que fica no bairro Bonfim.

A apresentação teatral realizada pela equipe escolar foi adaptada a partir do livro "A Baleia Jubarte", do autor capixaba Rodrigo Campanelli, e envolveu os pequenos em um ambiente interativo e divertido. Além disso, a história falou sobre preservação do meio ambiente e da vida marinha.

Com direito à cenário e figurino, os professores Alex Basílio, Ed Ribeiro, Marilucy Nunes, Rayza Melo, Ana Paula Fagundes e Irani Ferreira interpretaram os personagens, fazendo a alegria da criançada.

Imersos na história lúdica, os pequenos interagiram o tempo todo, fazendo indagações e se comunicando com os personagens. "Gostei muito do teatro! Gostei da baleia, do peixe", disse a pequena Ayla, do grupo 3.

Da mesma turma, Brayan contou que aprendeu ainda mais sobre o cuidado com o meio ambiente, especialmente as praias. "Achei muito legal, queria ver de novo! Não pode jogar lixo na rua e nem na praia", ensinou.

Educação ambiental e lúdica

A ideia do teatro começou com os pequenos demonstrando curiosidade e interesse pela vida dos animais marinhos durante o cotidiano no Cmei. Foi aí que duas turmas do grupo 3 foram visitar o Espaço Baleia Jubarte, em que puderam conhecer a história, características, curiosidades e tudo mais que envolve a vida dessas gigantes dos mares.

A partir do encantamento dos pequenos, a equipe começou um trabalho interdisciplinar, a partir do projeto de Educação Física "Rodas, ginásticas historiadas e brincadeiras cantadas", desenvolvido pelas professoras Marilucy Nunes, Rayza Mello e Patrícia Barcelos, com base no projeto institucional do Cmei neste ano, que tem o tema "Cantando e encantando, somos mais felizes".

"Buscamos trazer uma proposta forma lúdica. Ficamos felizes que eles ficaram encantados, interagindo o tempo todo. A proposta também permite que as crianças se apropriem dessa riqueza cultural que a gente possui no nosso Estado. Feliz que foi um sucesso, não estava esperando tanta alegria e animação", contou a professora Marilucy Nunes.

A professora ressaltou ainda que teve o apoio das pedagogas Mariana Ribeiro e Fernanda Vallim, da diretora Sandrely Buril e das professoras Grasiela Torres, Marluce Pinheiro, Mirtes Leite e Zizalia Oliveira.

Luis Oliveira
Teatro no Cmei PFR
Teatro no Cmei Dr. Pedro Feu Rosa. (ampliar)
Luis Oliveira
Teatro no Cmei PFR
Teatro no Cmei Dr. Pedro Feu Rosa. (ampliar)

Voltar ao topo da página