Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Teatro de graça sobre sonhos em Jardim da Penha e na Praça dos Namorados

Publicada em 03/10/2019, às 08h00

Por Matheus Thebaldi (mgthebaldi@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


João Caldas/Divulgação

peça "Que prospera sempre alcança

Peça aborda a realização dos sonhos em tempos de desemprego e empreendedorismo (Ampliar imagem)

A determinação dos brasileiros em encontrar novas opções de trabalho por conta própria e ter pequenas noções de educação financeira, como a importância do planejamento e da organização para a realização dos nossos sonhos, são temas do espetáculo musical de rua "Quem Prospera Sempre Alcança", que chega a Vitória
dentro da sua turnê nacional.

Os moradores poderão conferir o novo trabalho, do autor e diretor Leonardo Cortez, nesta sexta (4), às 19 horas, na praça Regina Frigeri Furno, em Jardim da Penha, e no sábado (5), no mesmo horário, na Praça dos Namorados.

O espetáculo começa com a entrada de dois técnicos de uma companhia teatral encarregados de montar o palco para a apresentação que será feita no local. Eles fazem as vezes de operários e mestres de cerimônia e evocam situações sobre empreendedorismo a partir de três outras histórias.

Na primeira delas, duas fãs de uma dupla sertaneja decidem, na fila para entrar no show, como vão gastar o dinheiro que juntaram com muito sacrifício.

Na segunda, dois vendedores ambulantes resolvem fazer uma atrapalhada sociedade e, na terceira, um falido dono de boteco recebe a visita de uma inusitada fada-madrinha.

"Falar sobre empreendedorismo no Brasil atual é falar sobre o caminho pelo qual cada vez mais brasileiros estão optando por seguir em função da crise econômica. Ao mesmo tempo, ter acesso aos mecanismos de desenvolvimento de novos negócios é a possibilidade real de concretização dos sonhos profissionais. 'Quem
Prospera Sempre Alcança' é um espetáculo que inclui dicas de educação financeira, principalmente ligadas ao empreendedorismo, sem a pretensão de ser didático, que apresenta, com muito humor, situações e ciladas que qualquer um pode se meter por conta da inexperiência nos negócios e na vida pessoal", conta Leonardo Cortez.

A encenação busca as raízes do teatro popular, do circo-teatro e da comédia de costumes. “Artisticamente, pesquisei sobre a linguagem teatral do espetáculo de rua, me debruçando sobre a obra de Dario Fo e os trabalhos da Cia. La Mínima”, acrescenta.

O humor é elemento de aproximação direta com o público, conquistado através de um texto ágil, contemporâneo e de comunicação franca. Novos personagens são evocados pelos dois principais a partir do uso de máscaras e acessórios.

A participação dos espectadores é solicitada em brincadeiras interativas que se desdobram enquanto o público é testemunha da construção de uma peça enquanto assiste à outra.

Os figurinos, cenários e adereços são inspirados nas companhias teatrais itinerantes. “Elas fazem até hoje o popular teatro mambembe, de imediata identificação popular e que tem nas restrições orçamentárias o seu mote de beleza e originalidade. Temos, assim, a sobreposição de tecidos e o reaproveitamento de materiais, numa estética que remete ao circense. A música, originalmente composta para o espetáculo, dialoga com gêneros populares como o sertanejo e o samba de raiz, em números interativos. A ideia é que o público saia do espetáculo cantando e pensando nos próximos passos para a realização dos seus sonhos”,
revela.

João Caldas/Divulgação

peça "Que prospera sempre alcança

Figurinos, cenários e adereços são inspirados nas companhias teatrais itinerantes (Ampliar imagem)

Honra

“É uma honra poder levar nosso espetáculo até o povo de Vitória, ainda mais sendo as apresentações nas praças públicas, gratuitas, democratizando o acesso à cultura, dialogando olho no olho com o público. Tenho certeza que será uma experiência incrível. A praça, o povo e a arte, acreditamos muito nessa química. O horário ajuda bastante também, a população pode relaxar depois do trabalho, esperar o trânsito diminuir, com uma comédia envolvente, musical e circense. Aposto que todos que assistirem se deliciarão e se identificarão com nossas personagens", disse o artista André Santos.

A peça é patrocinada pela Visa, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cidadania e do Governo Federal, e tem o apoio da Prefeitura de Vitória. As apresentações contam com interpretação em Libras.

SERVIÇO
Peça "Quem Prospera Sempre Alcança", de Leonardo Cortez

04/10- sexta-feira
Local: Praça Regina Frigeri Furno - Jardim da Penha*
Horário: às 19h

05/10 - sábado
Local: Praça dos Namorados - Praia do Canto *
Horário: 19h

Entrada franca
Classificação: livre
Duração: 45 minutos


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site