Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Sociedade civil elege novos representantes para Conselho Municipal de Economia Solidária em Vitória

Publicada em | Atualizada em

Por Deyvison Longui (dlbatistaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Paz, justiça e instituições eficazes
  • Parcerias e meios de implementação

Divulgação Semcid
Sociedade civil elege novos representantes para Conselho Municipal de Economia Solidária em Vitória
Eleição dos novos representantes para Conselho Municipal de Economia Solidária em Vitória. (ampliar)

A assembleia de eleição do Conselho Municipal de Economia Solidária (CMES), realizada no dia 17 de setembro, definiu os novos representantes da sociedade civil que irão compor a primeira gestão do órgão permanente e autônomo que visa fortalecer organizações da economia solidária, promovendo seus princípios de autogestão e cooperação.

Foram eleitos as seguintes empreendimentos e entidades de fomento representantes da sociedade civil: Abelha Rainha Artesanato Apícola (Titular: Vera Lúcia Pereira França); Inventando Moda e Produzindo Arte - Impar (Titular: Maria Peixoto Ribeiro); Recicla Folia (Titular: Soemy de Oliveira Santana); Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da Ilha de Vitória (Titular: Ana Lúcia Oliveira dos Santos); e Instituto Conexão Perifa (Titular: Roseane da Conceição de Oliveira).

O secretário municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Luciano Forrechi, destacou a importância da participação popular no processo, democrático. Assim, reafirmamos o compromisso da gestão municipal com a valorização de iniciativas que promovem justiça social, trabalho digno e desenvolvimento local", apontou.

O evento, previsto no artigo 16 do Decreto 25.361/2025, contou com a participação ativa de organizações comunitárias, cooperativas, associações e cidadãos engajados na promoção de práticas econômicas sustentáveis e inclusivas.

Após apresentação dos candidatos e votação aberta, foram escolhidos os nomes que representarão os interesses da sociedade civil no conselho, fortalecendo o diálogo entre governo e população na formulação de políticas públicas voltadas à economia solidária.

Os nomes dos eleitos serão publicados nos próximos dias no Diário Oficial do Município. O novo colegiado terá como missão ampliar o alcance das ações de economia solidária em Vitória, promovendo inclusão produtiva e apoio a empreendimentos autogestionários.