Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Sine Vitória e Vale realizam plantão de inscrições para Programa Jovem Aprendiz na segunda (09)

Publicada em | Atualizada em

Por Deyvison Longui (dlbatistaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Trabalho decente e crescimento econômico
  • Paz, justiça e instituições eficazes
  • Parcerias e meios de implementação

Jansen Lube
Atendimento ao trabalhador no SINE na Casa do Cidadão

O Sine Vitória realiza, na segunda-feira (09), um plantão de atendimento exclusivo para tirar dúvidas e orientar jovens interessados em participar do Programa Jovem Aprendiz promovido pela Vale.

A iniciativa acontece na Casa do Cidadão (Avenida Maruípe, 2544, Itararé), das 10h às 17h, e tem como objetivo facilitar o acesso de jovens ao processo de inscrição e às oportunidades de qualificação profissional.

Durante o plantão, representantes da mineradora estarão presentes para explicar os critérios, etapas e esclarecer dúvidas sobre o programa, além de auxiliar quem tiver dificuldades para se inscrever pelo site oficial da empresa.

Os jovens e adolescentes que comparecerem ao plantão devem levar documentos pessoais, como Carteira de Identidade, CPF, Carteira de Trabalho, comprovante de residência e, quando aplicável, declaração escolar. A emissão da Carteira de Trabalho pode ser feita diretamente na Casa do Cidadão para quem ainda não possui o documento.

Também é possível saber mais sobre o programa ofertado pela Vale, bem como já fazer a inscrição on-line, acessando o site da empresa - em caso de dúvidas ou dificuldade de acesso, podem procurar a equipe que estará no Sine Vitória na segunda (09), das 10h às 17h.

O secretário municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Luciano Forrechi, reforça a importância da ação. "Este plantão de atendimento aproxima nossa juventude das oportunidades de trabalho formal e abre portas para o início de uma carreira profissional", destacou Forrechi.

Programa Adolescente Aprendiz

O Programa Jovem Aprendiz da Vale alia formação teórica e prática profissional, contribuindo para o desenvolvimento de competências e preparando os participantes para o mundo do trabalho, sempre em conformidade com a legislação vigente.

Mais informações sobre o Programa Adolescente Aprendiz na capital, iniciativa que conta com o apoio da Coordenação de Apoio ao Jovem Trabalhador (CAJT), subordinada à Gerência de Encaminhamento ao Mercado, da Semcid, e outras ações voltadas à inserção de jovens no mercado de trabalho estão disponíveis em: https://vitoria.es.gov.br/semcid/programa-adolescente-aprendiz.

Requisitos para participar
Os candidatos devem atender aos critérios estabelecidos pelo programa e pela Vale:
- Residir em: João Neiva, Linhares, Vila Velha, Vitória, Cariacica ou Serra;
- Para vagas com prática na Vale: ter entre 18 e 21 anos e 11 meses e ensino médio completo;
- Para vagas com prática em ambiente simulado (sem prática direta na empresa): ter entre 14 e 17 anos e 11 meses e estar cursando ensino fundamental ou ensino médio;
- Para pessoas com deficiência (PcD): sem limite máximo de idade;
- Residir na mesma cidade da vaga oferecida;
- Estar com esquema vacinal completo contra febre amarela.