Notícias

Setembro: Planetário de Vitória tem 15 sessões para curtir sem agendamento

Publicada em 02/09/2022, às 14h30

Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes


  • Educação de qualidade

André Sobral
Aniversário do Planetário
Planetário de Vitória. (ampliar)
André Sobral
Aniversário do Planetário
Planetário de Vitória. (ampliar)

A programação de setembro do Planetário de Vitória aberta ao público, sem precisar de agendamento, começa nesta sexta-feira, dia 2, e segue até o próximo dia 30. Ao todo, serão 15 sessões exibidas na cúpula ao longo do mês, três a cada sexta-feira, sempre a partir das 18 horas.

Como o limite da sala de exibição onde são feitas as projeções é de 30 pessoas, as entradas são distribuídas a partir das 17h30, por ordem de chegada.

Nesta sexta (02), às 18h, a noite começa com "Arqueoastronomia Maia: Observadores do Universo". Em uma festa de cores e sons, a exibição promove um tour por seis templos Maias: San Gervasio, Chichén Itzá, Uxmal, Edzná, Palenque e Bonampak, nos quais o espectador mergulha em um mundo maia de conhecimento sobre a importância das orientações de seus templos em relação ao movimento de alguns astros como o Sol, a Lua e Vênus.

A seguir, às 18h30, "Reconhecimento do céu" mostra como reconhecer o céu noturno, identificando algumas constelações e o movimento anual aparente do Sol, apresentando o céu de cada estação do ano. Destaca-se principalmente o papel fundamental do reconhecimento do céu para a contagem do tempo e localização. Essa sessão é mais voltada ao público jovem e adulto.

Às 19h30, a sessão tem a mesma programação, "Reconhecimento do céu", mas o conteúdo apresentado tem uma linguagem adaptada ao público infantil, levando à familiarização das constelações pelas crianças.

Para embarcar nessa jornada pelo Universo, dois cuidados: é preciso usar máscara e apresentar comprovação de vacina contra a covid-19, regras instituídas pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Sextou no Planetário

No dia 09 de setembro, dentro da programação dos 471 anos de Vitória, a exibição das 18h será "Fantasma do Universo", abordando desde a jornada de prótons que percorrem o maior colisor de partículas do mundo na Europa até a visualização do Big Bang e do cosmos emergente, a produção é um novo show projetado para inserir o público na busca por matéria escura.

Logo depois, às 18h30, a sessão é "Sistema Solar: Universo na mente das crianças". A exibição permite à criança conhecer os planetas que compõem o Sistema Solar de uma maneira lúdica. As principais características do sistema Sol-Terra-Lua, principalmente os movimentos desses astros, são trabalhados de maneira simples mostrando suas consequências no dia-a-dia.

Encerrando a noite, às 19h30 tem "Sistema Solar: Uma viagem entre os planetas". Através de imagens reais e animadas podemos conhecer os principais astros que compõem o Sistema Solar, como o Sol, os planetas, os satélites naturais, asteroides e cometas. Uma verdadeira viagem de beleza, curiosidade e conhecimento.

Viagem pelo espaço

Para o dia 16 de setembro, a programação começa com "Fronteiras", uma jornada para descobrir que os limites do universo são indistintos. Em seguida, é a vez de "O Homem na Lua". Elaborada para comemorar 50 anos desde que o primeiro ser humano chegou à Lua, essa sessão tem o intuito de explorar um pouco mais sobre os desafios que antecederam a chegada do homem no nosso satélite natural; sobre a importância dele para o nosso planeta; e sobre esse grande feito para a humanidade.

Completando a programação, "Terra, o nosso planeta", que propõe reflexões acerca do dia e da noite. Reconhece o Sol como fonte de luz natural, reflete o respeito pela diversidade, diferentes culturas e modo de vida. Além de alertar para a necessidade de cuidar do meio ambiente por meio de hábitos, atitudes e valores como um todo dinâmico e interligado com ações humanas que promovem o equilíbrio ambiental.

Visão do Universo

No dia 23, estão programadas as sessões de "Arqueoastronomia Maia: Observadores do Universo" para as 18h. Depois, "Sol, Terra e Lua", que explica as relações existentes entre esses três corpos celestes.

No último horário, às 19h30, será a vez de "Sistema Solar: Visão do universo", promovendo a compreensão da formação do sistema solar, suas características principais e seu fim.

Na última sexta-feira do mês, dia 30, às 18h tem novamente a sessão "Fronteiras", seguida do filme "Da Terra ao Universo", uma viagem através do tempo e do espaço que transmite, por meio de uma combinação impressionante de visões e sons, o Universo que nos é revelado pela ciência.

Encerrando as atividades, a partir das 19 horas, tem o projeto Ciência no Planetário, com a palestra "A sonda espacial Hayabusa e a ciência dos asteroides", com Rodolpho Gomes Degen, pesquisador do Observatório Nacional e do Grupo Astronômico Carl Sagan.

PROGRAMAÇÃO

Planetário de Vitória

02 de setembro

  • 18h: Arqueoastronomia Maia: Observadores do Universo
  • 18h30: Reconhecimento do céu (jovem/adulto)
  • 19h30: Reconhecimento do céu (infantil)

09 de setembro

  • 18h: Fantasma do Universo
  • 18h30: Sistema Solar: Universo na mente das crianças
  • 19h30: Sistema Solar: Uma viagem entre os planetas

16 de setembro

  • 18h: Fronteiras
  • 18h30: O Homem na Lua
  • 19h30: Terra: o nosso planeta!

23 de setembro

  • 18h: Arqueoastronomia Maia: Observadores do Universo
  • 18h30: Sol, Terra e Lua
  • 19h30: Sistema Solar: Visão do Universo

30 de setembro

  • 18h: Fronteiras
  • 18h30: Da Terra ao Universo
  • 19h30: Projeto Ciência no Planetário, com o pesquisador do Observatório Nacional Sandro Rodolpho Gomes Degen

Onde fica: Avenida Fernando Ferrari, 514, dentro do campus de Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo.

Entrada gratuita.

Brunella França
Férias no Planetário
Visitação ao Planetário de Vitória. (ampliar)
Diego Alves
ENTREGA DAS CADEIRAS DO PLANETÁRIO
Planetário de Vitória.

Voltar ao topo da página