Notícias

Sessão de fotos aumenta participação de gestantes em ações educativas em Itararé

Publicada em 06/09/2019, às 07h00

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Ensaio Fotográfico de Gestantes na US Itararé
Gestantes passam por sessão de fotos na Unidade de Saúde de Itararé (ampliar)
André Sobral
Ensaio Fotográfico de Gestantes na US Itararé
Ensaio fotográfico é uma das ações do curso para gestantes "Pré-Nascer" (ampliar)

A gravidez é um momento especial para as mulheres, mas que exige uma série de cuidados e preparações para receber o bebê. Por isso, a assistente social Ivony Bubach Fontes e a enfermeira Josiane Marinho Salvador organizaram o curso para gestantes "Pré-Nascer" na Unidade de Saúde (UBS) de Itararé.

Para garantir mais adesão e frequência das futuras mamães, elas organizam uma sessão de fotos todos os meses na US. A estratégia tem dado certo e os encontros das gestantes estão cada vez mais cheios.

"Nós vemos o quanto essas fotos melhoram a autoestima delas. Isso as fortalece enquanto mães, tanto agora, durante a gestação, quanto depois, nos cuidados com o recém-nascido", explica Ivony.

Dúvidas e sonho

Jaqueline de Souza Guedes, 28 anos, com 33 semanas de gestação, já participou de todos os encontros organizados pela equipe de saúde. Ela afirma que, mesmo na quarta gravidez, aprendeu muito. "Cada gravidez é diferente da outra. E aqui eu tirava dúvidas com a Ivony e a Josiana, que me tranquilizavam. Eu recomendo muito às gestantes".

Jaqueline conta que as fotos foram a realização de um sonho. “Me empolguei tanto que tirei algumas fotos até com meu marido e meus outros filhos também. Foi maravilhoso”.

Orientações

Rayane Ribeiro Pereira, de 27 anos, soube do grupo de gestantes na primeira consulta com a enfermeira Josiane. "Receber as orientações sobre gestação e cuidados com o bebê diretamente dos profissionais de saúde nos dá muita segurança, especialmente para quem é mãe de primeira viagem. E, além de tudo, ainda ganhar uma sessão de fotos aqui na unidade é incrível", afirma.

Empenho

Josiane Salvador explica que toda a equipe se empenhou na realização das fotos. Agentes comunitários de saúde, estudantes graduandos da área de saúde da Emescam e outros servidores levaram materiais e brinquedos para montar os cenários.

Stephani Nicoly de Angeli Zucoloto foi uma das voluntárias, maquiando as gestantes. "Essa é minha primeira experiência como voluntária e está sendo muito gratificante participar desse momento especial nas vidas delas".

A fotógrafa Esther Martins dos Anjos é moradora de Itararé e também participa do projeto como voluntária, levando, inclusive, as roupas para as gestantes posarem. "A pessoa se transforma quando é fotografada. E quando elas se veem nas fotos, eu vejo o quanto elas ganham em autoestima, vejo como ficam emocionadas, e isso já paga o meu trabalho", declara.

Pré-Nascer

O projeto do grupo de gestantes Pré-Nascer consiste em sete encontros quinzenais, onde são abordados diversos assuntos relacionados à gestação e à maternidade, como a importância do pré-natal, as mudanças que acontecem no corpo da gestante, paternidade, aleitamento materno, preparação para o parto, direitos da gestante e cuidados com o recém-nascido.

Após esses encontros, as gestantes fazem uma visita à uma maternidade. Essa dinâmica também ajuda as futuras mamães a tirar dúvidas, compartilhar histórias e sentimentos com outras mulheres que estão vivendo o mesmo momento de vida.

As gestantes são convidadas pela equipe de saúde nas primeiras consultas a participar do grupo. Mas quem quiser participar pode procurar seu agente comunitário de saúde e se informar.


Voltar ao topo da página