Notícias
Servidores do CIAC terão dia para medir pressão arterial no local de trabalho
Publicada em 19/05/2010, às 11h45 | Atualizada em 19/05/2010, às 12h45
Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Deyvison Longui

Nesta segunda-feira (24), os servidores municipais que atuam no Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (CIAC), na Enseada do Suá, terão a oportunidade de aferir a pressão arterial em seu local de trabalho.
É que a Secretaria Municipal de Administração (Semad) levará até aquele espaço técnicos para conferir a quantas anda a saúde do coração dos servidores.
O serviço será montado no andar térreo do CIAC das 8 ás 12 horas e das 14 às 17 horas. A ação é uma promoção da Gerência de Saúde e Apoio Social ao Servidor em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus).
Neste ano, a equipe realizou no dia 26 de abril a primeira ação de aferição de pressão dos servidores para marca o Dia Nacional de Combate à Hipertensão na Prefeitura de Vitória.
De acordo com os médicos especialistas, a aferição da pressão arterial é o elemento chave para o estabelecimento do diagnóstico da hipertensão arterial. Pela sua importância, deve ser estimulada e realizada, em toda a avaliação de saúde, por médicos de todas as especialidades e demais profissionais da área da saúde.
Exame

O esfigmomanômetro é o aparelho ideal para essas medidas, entretanto ele deve ser periodicamente testado e calibrado. O paciente deve ficar sentado, em ambiente calmo com temperatura agradável e não deve estar com a bexiga cheia, nem ter praticado exercícios, nem ter ingerido bebidas alcóolicas ou café, ou ter fumado até 30 minutos antes das medidas.
O paciente não deve falar durante o procedimento. Após o registro das medidas, o paciente deve ser informado sobre os valores de pressão arterial e a possível necessidade de acompanhamento.
Em cada consulta, deverão ser realizadas, no mínimo, duas medidas, com intervalos de 1 a 2 minutos. As medições na primeira avaliação devem ser obtidas em ambos os membros superiores. As posições recomendadas na rotina para a medida de pressão arterial são sentada e/ou deitada.
De acordo com a situação clínica, recomenda-se que as medidas devam ser repetidas em pelo menos duas ou mais visitas. Nos indivíduos idosos, a pressão arterial também deve ser medida em pé (posição ortostática)