A Secretaria de Assistência Social (Semas) de Vitória está comemorando a consolidação do Serviço de Atendimento no Domicílio (SAD) para pessoas idosas e com deficiência. Em 2025, de março até agora, foram realizados 1.197 atendimentos particularizados, enquanto no mesmo período de 2024 foram 953 atendimentos, e em 2023, primeiro ano de funcionamento do serviço, foram 564.
De acordo com a supervisora do SAD, Marília Dal Cól, houve um avanço também nas atividades coletivas como as rodas de diálogos e atividades multifamiliares, nas buscas ativas e nas ações territoriais. Ela explicou que isso está sendo possível com a ampliação da referência técnica que passou de 06 trabalhadores para 12, entre assistentes sociais e psicólogos. "O serviço possui caráter continuado e a gestão tem se preparado para atender um número maior de pessoas idosas e pessoas com deficiência, proporcionando um atendimento humanizado e de qualidade", explicou Marília.
De acordo com o monitoramento realizado, de março a junho, o serviço acompanhou 253 pessoas, sendo 221 famílias (há mais de uma pessoa sendo acompanhada em uma mesma família; o SAD acompanha o membro, com ações coletivas com a família, diferente do Paif - Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família - que acompanha o núcleo familiar).
Para os atendimentos, a referência técnica do serviço acompanha 40 pessoas por mês, sendo 20 por território do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), junto com educador social. A equipe elabora, junto a família, o Plano de Desenvolvimento do Usuário (PDU) de cada atendido, instrumento técnico de acompanhamento (planejamento dos atendimentos a partir das demandas, singularidades e dos objetivos a serem alcançados).
Na elaboração do PDU são considerados os resultados serem alcançados, como a prevenção de agravos que possam desencadear rompimento de vínculos familiares e sociais, ofertar possibilidades de desenvolvimento de habilidades e potencialidades, a defesa de direitos e o estímulo à participação cidadã, entre outros pontos. "Quando se fala de pessoas, de vidas, de pessoas com deficiência, de pessoas idosas, de vínculos, estamos falando além dos números. Estamos falando de garantia de direitos, de avanços enquanto política pública", explica Marília.
A gerente de Atenção à Família da Semas, Cremilda Astorga, comentou que está sendo realizada uma pesquisa para avaliação do serviço junto aos usuários. Ela explicou que o formulário foi feito coletivamente junto com os coordenadores locais, equipes e gestão. "Vamos aplicar, ao menos, uma vez, por usuário no período do quadrimestre. Estamos sempre em busca da excelência e ouvir os nossos usuários assegura a oferta de um serviço que atenda às demandas reais e avançarmos na oferta deste serviço", reforça a gerente.
Para a secretária de Assistência Social, Soraya Mannato, a ampliação dos serviços ofertados pela secretaria vem ao encontro do que buscamos: a garantia dos direitos sociais.