Notícias

Sensibilização sobre manguezal e caranguejo-uçá alcançam mais de 27 mil pessoas

Publicada em 07/04/2021, às 14h25

Por Felipe Mansur, com edição de Fernanda Sant'Anna


  • Vida na água
  • Vida terrestre

Leonardo Silveira
Ação SEMMAM sobre a Andada do Caranguejo-Uçá na Feira de Santo Antônio
A PMV realizou uma série de atividades educativas com o objetivo de sensibilizar a população quanto à necessidade de preservar os maguezais (ampliar)
Leonardo Silveira
Ação SEMMAM sobre a Andada do Caranguejo-Uçá na Feira de Santo Antônio
Durante todas as andadas, matérias e peças de divulgação foram veiculadas no site e nas redes sociais da PMV (ampliar)

A quarta e última andada do caranguejo-uçá, período reprodutivo do crustáceo, se encerrou no último sábado (03). Entre janeiro e abril deste ano, a Gerência de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Vitória (Semmam) realizou uma série de atividades educativas e informativas com o objetivo de sensibilizar a população quanto à necessidade de se preservar o ecossistema manguezal, com ênfase na importância do respeito aos períodos de andada. Essas ações alcançaram mais de 27 mil pessoas, entre munícipes e servidores públicos.

Durante todas as andadas, matérias e peças de divulgação foram veiculadas no site e nas redes sociais da PMV, além da veiculação de matérias sobre o assunto na mídia. Campanhas digitais também foram apresentadas ao longo dos quatro meses, com mensagens sobre o ecossistema, inclusive nas plataformas das escolas da rede municipal.

Mais de 300 cartazes informativos foram afixados em pontos estratégicos da cidade, como hotéis e ônibus municipais. Além disso, dois outdoors com as datas das andadas foram instalados em Maruípe e na Avenida Vitória, ampliando ainda mais a divulgação e levando essa importante informação a um maior número de pessoas.

Seguindo os protocolos de saúde estabelecidos no ES, devido à pandemia da Covid-19, a equipe de educadores ambientais realizou abordagens educativas em mais de 150 espaços, como bares, restaurantes e quiosques que comercializam o crustáceo, além de feiras livres, peixarias, estabelecimentos comerciais, equipamentos públicos e entornos dos Centros de Educação Ambiental (CEAs) Pedra da Cebola, Mata da Praia, Mata Paludosa e Fonte Grande. Aproximadamente 2700 pessoas, entre munícipes e servidores públicos, foram abordadas nessas ações.

Além das abordagens educativas, a Exposição Itinerante “Manguezal: múltiplos olhares” ficou montada na entrada da sede da PMV, em Bento Ferreira, durante duas semanas e recebeu cerca de 700 visitantes.
A Gerência, ofereceu, ainda, em meio virtual, ferramentas educativas nas redes sociais da PMV e escolas da rede municipal: o Desafio do Conhecimento “Ecossistema Manguezal”, que consistiu em uma lista com perguntas e respostas sobre o tema, e um vídeo educativo sobre as andadas do caranguejo-uçá e a campanha educativa desenvolvida com cartazes com frases que possibilitaram o conhecimento sobre as andadas. Os acessos a ambas ferramentas ultrapassaram o número de 23.900.

Para finalizar, foi realizada uma roda de conversa virtual sobre o ecossistema manguezal e suas características bioecológicas, socioambientais e culturais, além dos períodos de andada e defeso do caranguejo-uçá, em parceria com o Instituto Ame +, envolvendo as comunidade de Santa Marta e entorno. Na ocasião, participaram cerca de 25 pessoas, que interagiram de forma muito positiva com a equipe.

As atividades educativas relacionadas às andadas são realizadas no primeiro semestre do ano pela equipe de educadores ambientais da Secretaria de Meio Ambiente de Vitória. A Gerência da Semmam desenvolve, ainda, o Projeto de Educação Ambiental em Áreas de Manguezal “Mangueando na Educação”, ao longo de todo o ano, com instituições escolares e comunidades de Vitória.

O secretário de Meio Ambiente de Vitória, Tarcísio Foeger, destaca que o manguezal é uma referência ambiental, social, cultural e econômica para Vitória. “Além de toda importância do ecossistema em si, o manguezal se destaca na paisagem de Vitória e está intimamente ligado à ela, é parte do cotidiano da cidade. Muitas famílias tiram o seu sustendo do manguezal e é nosso dever como sociedade protegê-lo”, destaca o secretário.

A gerente de Educação Ambiental da Semmam, Juliana Sardinha, destaca que as atividades desenvolvidas são de suma importância para a preservação do ecossistema manguezal. “É fundamental sensibilizar as pessoas para que, assim, elas possam preservar esse ecossistema”, diz.

Andada

A andada é período reprodutivo dos caranguejos, quando machos e fêmeas saem de suas galerias (tocas) e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação de ovos, durante as semanas de lua cheia, entre os meses de janeiro a abril.

Durantes os períodos de andada estão proibidos a captura, a manutenção em cativeiro, o transporte, o beneficiamento, a industrialização, o armazenamento e a comercialização dos indivíduos da espécie, bem como as partes isoladas (quelas, pinças, garras ou desfiado), durante os dias de andada, proveniente de qualquer origem.

As datas estabelecidas foram as seguintes:

- 1º Período: 30/12/2020 a 05/01/2021

- 2º Período: 28/01/2021 a 03/02/2021

- 3º Período: 27/02/2021 a 05/03/2021

- 4ª Período: 28/03/2021 a 03/04/2021

Leonardo Silveira
Ação SEMMAM referente ao período de Andada do Caranguejo (que vai de 27/02 a 05/03) com abordagens feitas por fiscais / agentes da Secretaria à população
Durantes os períodos de andada estão proibidos a captura, a manutenção em cativeiro, o transporte e a comercialização dos indivíduos da espécie (ampliar)
Peça / Subsecretaria de Comunicação
Caranguejo no manguezal
A andada é período reprodutivo da espécie, quando machos e fêmeas saem de suas tocas e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação dos ovos

Voltar ao topo da página