Notícias

Saúde promove Oficina de Aprimoramento do Cuidado no Asilo dos Idosos de Vitória

Publicada em 18/03/2024, às 12h05 | Atualizada em 18/03/2024, às 12h09

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes

Com a colaboração de Danilo Ascaciba


  • Saúde e bem-estar

André Sobral
Oficina cuidados no asilo dos idosos
Oficina de Aprimoramento do Cuidado no Asilo dos Idosos de Vitória. (ampliar)
André Sobral
Oficina cuidados no asilo dos idosos
Oficina de Aprimoramento do Cuidado no Asilo dos Idosos de Vitória. (ampliar)

Cuidados a atenção especial aos idosos. Esse foi o foco do curso ministrado ao longo de duas semanas para cuidadores e técnicos de enfermagem da capital que participaram da Oficina de Aprimoramento do Cuidado no Asilo dos Idosos de Vitória. A conclusão da Oficina, cujo objetivo foi levar informações e técnicas que interferem diretamente na qualidade do atendimento aos idosos e também na prevenção de lesões entre os profissionais, ocorreu na última quinta-feira (15).

"Com informações técnicas e qualificadas, os cuidadores se sentem mais seguros no dia a dia dos cuidados e evitam se lesionar na sua rotina. Isso é importante pois, se o cuidador adoece ou se machuca, pode haver um declínio no cuidado.", explica a assistente social e preceptora dos residentes em Cuidados Paliativos da unidade da Ilha de Santa Maria, Danielle Zanoni da Silva.

A Oficina foi ministrada por profissionais de Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Fonoaudiologia e Nutrição, todos residentes de Cuidados Paliativos do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (Icepi), sob a orientação de Danielle. Dentre os temas abordados estavam prevenção de quedas, ergonomia do cuidador, higiene bucal e das sondas utilizadas para alimentação, nutrição através da consistência alimentar por via oral ou por sonda, orientações farmacológicas, prevenção de engasgos  e cuidados com feridas na pele.

Além de qualificar o trabalho dos cuidadores do local, a Oficina também contribui para a relação desses profissionais com os pacientes. "Os residentes do Asilo vão receber um tratamento diferenciado para cada necessidade apresentada. E o profissional vai ter um outro olhar para o paciente, levando em consideração os aspectos sociais, espirituais, psicológicos e físicos de cada um, visando sempre a melhoria de vida e do conforto", explicou a  fonoaudióloga e residente de Cuidados Paliativos, Layla de Oliveira.

A oficina foi aproveitada e aprovada ao máximo pelos cuidadores, que já trabalhavam no Asilo e tiveram a oportunidade de aprender métodos novos, e trocarem experiências com os residentes. Entre as cuidadoras está Valeria Xavier Rosa, que há cinco anos trabalha no local. "A parceria está sendo muito benéfica. Pude tirar algumas dúvidas, confirmar algumas coisas que já sabia. Isso é muito bom", afirmou.


Voltar ao topo da página