Notícias

Rua Sete de Setembro: importante área comercial da cidade

Publicada em 23/02/2012, às 17h27

Por Marcus Monteiro (mmonteiroeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Deyvison Longui


André Sobral
Rua Sete de Setembro. Centro de Vitória
Hoje, a rua Sete mantém sua tradição de local de todas as tendências e opções

A atual rua Sete de Setembro teve origem em um caminho que ligava os fundos de grandes e tradicionais chácaras da cidade, no final do século 19, como as do Vintém, do Nascimento e Mulundu. Naquela época, era conhecida como rua do Reguinho, embora alguns textos indicam que o nome correto seria rua da Várzea.

O certo é que a rua recebeu a atual denominação nas comemorações do centenário da Independência do Brasil, em 1922. Iniciando na prainha no Largo da Conceição, antiga praça da Independência, hoje praça Costa Pereira, e se seguindo até a Fonte Grande, foi por muitas décadas uma das principais via da capital.

No início do século passado, com a urbanização da região, chegou o bonde que subia a rua Sete em direção à convertidora. Dada a sua importância, a Prefeitura de Vitória tinha na rua Sete a sua sede. Na rua também ficava a antiga empresa de energia elétrica CCBFE. A partir da década de 60, a rua Sete passou a ser artéria de importância comercial.

Era naquela época um verdadeiro shopping, só que a céu aberto. Lojas vendidam artigos de armarinho, cama e mesa, prataria e cristais. As lojas de roupas mais sofisticadas tinham como endereço obrigatório a rua Sete, assim como as principais alfaiatarias. Morar na rua Sete, nesta época, era considerado sinal de status. Um exemplo era ter um apartamento nos edifícios Gaivota ou Antares com sua Galeria Shopping 7, inaugurada com festa por ter a primeira escada rolante da cidade.

O Britz Bar foi por muito tempo uma das marcas registradas da rua. O bar reuniu diversos setores da sociedade capixaba que conviviam e compartilhavam do mesmo espaço. Era o ponto de encontro de jornalistas que trabalhavam em “O Diário” e no “Jornal da Cidade”. Hoje, a rua Sete mantém sua tradição de local de todas as tendências e opções. Lojas de produtos naturais disputam espaço com padarias, lojas de suplementos alimentares, farmácias de manipulação, salões de beleza, restaurantes e lojas de roupas.


Voltar ao topo da página