Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Riquezas capixabas são tema de Mostra Cultural no Cmei Odila Simões

Publicada em

Por Renata Moreira, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Seme
Mostra cultural do Cmei Odila
Crianças se vestiram de índio e outros trajes característicos da cultura capixaba para as apresentações (ampliar)

Os pequenos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Odila Simões, no Bairro do Quadro, estão aprendendo sobre a cultura capixaba por meio do projeto institucional "As riquezas do nosso Estado numa abordagem literária e vultural".

O projeto visa promover conhecimentos aos alunos e também aos familiares e toda comunidade escolar sobre as riquezas naturais e culturais do Espírito Santo.

Os pequenos estão tendo a oportunidade de conhecer diversos patrimônios da capital, como a Basílica de Santo Antônio, a Catedral Metropolitana, o relógio da Praça Oito, o Convento da Penha, a Cruz do Papa e praças em torno do Cmei.

A diretora da unidade de ensino, Liliane Magione de Souza, explicou que o projeto também contribui para o desenvolvimento da criança por meio da interação.

"É na interação com o 'outro' que as crianças vão construindo sua maneira própria de ver o mundo. Vão descobrindo diariamente que existem outros modos de vida, pessoas diferentes e pontos de vistas diversos. E aí constroem percepções e questionamentos sobre si e sobre os outros, diferenciando-se e, simultaneamente, identificando-se como seres individuais e sociais", explicou.

Ela completou: "Fico extremamente impactada com o comprometimento de toda a equipe do Cmei ao construir ao longo de 2019 um trabalho tão significativo e prazeroso, que tem levado toda a comunidade escolar ao despertar de novos conhecimentos e empoderamento de um perfil que nos é próprio".

Mostra cultural do Cmei Odila

Mostra Cultural

As visitas resultaram na Mostra Cultural, que contou com a participação de 22 turmas do Grupo 1 ao Grupo 6.

O Cmei foi cenário de conhecimentos históricos, resgate de cultura e reflexões de valores, tudo isso com poesia, versos , cantos e encantos.

"Tivemos o prazer de contar com as famílias nos dias das apresentações das suas crianças, potencializando ainda mais a construção da Educação Infantil de qualidade no Bairro do Quadro", finalizou.