Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Reurbanização da rua Sete atende antiga reivindicação de moradores

Publicada em | Atualizada em

Por Marcus Monteiro (mmonteiroeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Deyvison Longui

Com a colaboração de Danielly Campos


André Sobral
Rua Sete de Setembro. Centro de Vitória
O novo piso da rua Sete é em bloco intertravado, valorizando a passagem dos pedestres e criando um eixo visual para quem transita pelo passeio

A rua Sete de Setembro está sendo reurbanizada pela Prefeitura de Vitória, atendendo uma antiga reivindicação dos moradores e comerciantes da região. A reurbanização inicia na esquina da rua 13 de Maio (praça Costa Pereira) e vai até a praça Ubado Ramalhete.

São 1.750 metros quadrados de novo piso com blocos intertravados, bancos e plataforma elevada na travessia para pedestres. O novo passeio contará com sete bancos em madeira com detalhes em concreto e aço.

A grande modificação ficará por conta do novo piso. Moradores e comerciantes foram informados que não haverá nenhuma grande mudança nos equipamentos e mobiliário já instalados.

No cruzamento da rua Sete com a Professor Baltazar, a nova paginação do piso segue por esta rua onde quatro vagas para carros e quatro vagas para motos foram destinadas aos que precisam parar por pouco tempo no local. A banca de revista que existe será realocada para alguns metros adiante para permitir o melhor acesso dos pedestres na área.

Mobilidade

Neste cruzamento, a administração municipal optou por construir uma faixa de pedestres no mesmo nível do calçadão, melhorando a mobilidade dos pedestres e cadeirantes.

Assim, os veículos que trefegam pela rua Professor Baltazar é que vão ter que vencer um pequeno desnível para atravessar a rua Sete. A modificação, além de contribuir para melhorar a mobilidade, propicia mais segurança para todos.

A nova paginação da rua Sete encerra no limite da praça Ubaldo Ramalhete, onde calçadão e piso da praça seguem no mesmo nível. O novo piso da rua Sete é em bloco intertravado, sendo a faixa central instalada no formato de espinha de peixe, valorizando a passagem dos pedestres e criando um eixo visual para quem transita pelo passeio. Nas laterais, o desenho do piso segue o alinhamento dos prédios. A obra deverá ficar pronta em 60 dias.

Nesta segunda-feira (27), as obras que já chegaram no cruzamento da rua Sete com a Professor Baltazar serão reiniciadas após o período do carnaval, considerando que via é tradicionalmente palco de blocos carnavalescos neste periodo. O período de interdição vai até o dia 27 de março. Durante o período de interdição, os veículos deverão seguir pela rua Graciano Neves até o próximo cruzamento e acessar a rua Sete.

Matéria relacionada:

Rua Sete de Setembro: importante área comercial da cidade