Notícias

Restaurante Popular será reaberto após obras de reforma e reestruturação

Publicada em 01/09/2022, às 16h30 | Atualizada em 01/09/2022, às 16h32

Por Marcus Monteiro (mmonteiroeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Erradicação da pobreza
  • Fome zero e agricultura sustentável
  • Saúde e bem-estar

Elizabeth Nader
Lançamento do Projeto de Retomada do Restaurante Popular
Elizabeth Nader
Lançamento do Projeto de Retomada do Restaurante Popular

A Prefeitura de Vitória convocou, nesta quinta-feira (1º), a empresa credenciada para elaborar os projetos necessários para a reforma do Restaurante Popular de Vitória, localizado na rua Hermes Curry Carneiro, 31, na Ilha de Santa Maria. A empresa credenciada terá 180 dias para a elaboração dos projetos, com investimento de R$ 61.059,17. Após a conclusão dos projetos será aberta licitação para as obras de reformas necessárias.

O anúncio aconteceu na sala anexa ao gabinete do prefeito em solenidade que contou com a presença de líderes comunitários, vereadores e secretários municipais. A obra é mais um empreendimento fruto do ajuste fiscal e financeiro realizado pela atual gestão, que prevê ações em educação, saúde, infraestrutura, mobilidade, urbanização, habitação, equipamentos esportivos, equipamentos culturais e tecnologia.

A reabertura do Restaurante Popular visa garantir o acesso a refeições nutricionalmente adequadas a preços acessíveis e diferenciados de acordo com o perfil socioeconômico do usuário, servindo refeições diariamente e ofertando atividades de educação alimentar e nutricional.

Dessa forma, o Restaurante Popular, apresenta-se como uma unidade de proteção alimentar em área de grande circulação de pessoas, atendendo, dessa maneira, segmentos da população mais vulneráveis nutricionalmente.

Além disso, o serviço busca gerar práticas alimentares saudáveis, incentivando a utilização de alimentos regionais e promovendo o fortalecimento da cidadania por meio da oferta de refeições em ambiente limpo e confortável.

Para a reforma e reativação do Restaurante Popular serão necessários os seguintes projetos: arquitetura, hidrossanitário, elétrico com fotovoltáico, cabeamento estruturado, gás GLP, estrutural do muro de divisa, reforma das câmaras frias, reforma da cozinha industrial, sistema de proteção contra descarga atmosférica e projeto de urbanização de áreas externas.

O prefeito Lorenzo Pazolini afirmou que está cumprindo mais uma promessa de campanha. "Hoje temos condições de entregar à cidade este projeto que vai restabelecer o funcionamento do restaurante popular, fechado desde 2017. Queremos resolver este problema. E vamos conseguir ainda na nossa gestão. É uma obra complexa. Não adiante entregar só a obra física. Temos que pensar no funcionamento, na logística, na manutenção. Mas vamos ofertar segurança alimentar, cidadania, dignidade de carinho para as pessoas que mais precisam", finalizou.

"Os projetos vão gerar um investimento que é o da construção, que tem início meio e fim. O grande compromisso da administração é o custeio. É isso que a administração está assumindo com a cidade. Propiciar segurança alimentar perene para quem mais precisa", explicou o secretário de Obras Gustavo Perin.

A secretária de assistência social Cintya Schulz lembrou que não existe nenhum restaurante popular funcionando no Estado. "E vitória terá! É um compromisso muito importante que a administração está assumindo. Hoje estamos iniciando uma caminhada. Tem muita coisa ainda para acontecer para o restaurante entrar em funcionamento. Mas vai acontecer. E com recursos próprios. Antes o restaurante funcionada com recursos municipais, estaduais e federais. Agora vamos arcar com os custos", afirmou.

O líder comunitário do bairro Santos Dumont, Neno Bahia, falou em nome dos líderes comunitários presentes. "O restaurante popular está fechado desde 2017. Vejo todos os dias mães e pais saindo para trabalhar sem sua marmita. A cidade fica muito feliz com mais essa conquista. É um projeto maravilhoso e vai acontecer", comemorou.

Como é o credenciamento

A empresa chamada para elaborar os projetos fez seu credenciamento para a prestação de serviços técnicos de engenharia e arquitetura nas atividades de elaboração e análise de projetos, elaboração e análise de orçamentos, elaboração de levantamento topográfico e maquete eletrônica e faz parte de uma lista de empresas credenciadas que são chamadas a partir da necessidade da administração municipal.

O credenciamento de novas empresas é aberto em caráter permanente. O Edital com as condições para participação e a listagem da documentação a ser apresentada podem ser acessados no Portal de Compras da prefeitura (https://portaldecompras.vitoria.es.gov.br/). Por meio do mesmo link é feito o cadastramento da empresa.

Elizabeth Nader
Lançamento do Projeto de Retomada do Restaurante Popular
Elizabeth Nader
Lançamento do Projeto de Retomada do Restaurante Popular

Voltar ao topo da página