Notícias
Restauração de capela faz resgate histórico da Capital
Publicada em 03/07/2009, às 14h28 | Atualizada em 15/10/2009, às 16h20
Por Loureta Samora, com edição de Rafael da Silva Paes Henriques

Fé, história, turismo e identidade cultural. Todos esses elementos estão reunidos na Capela de Nossa Senhora das Neves, reaberta na manhã desta sexta-feira (03).
A construção do século XVII, integrante do Convento São Francisco, no Centro da Capital, passou por um processo de restauro e, a partir de agora, passa a compor o roteiro de visitas do Projeto Visitar, da Prefeitura Municipal de Vitória.
A restauração foi realizada pelo Instituto Goia, com recursos da Aracruz, e contou com orientação da pesquisadora Andrea Aparecida Della Valentina. Para a Mitra Arquidiocesana de Vitória, a reabertura da capela é um resgate da memória capixaba.
Ao longo das obras, segundo a pesquisadora, foi possível recuperar a arquitetura da edificação e, ainda, encontrar nichos de restos mortais que foram apresentados à comunidade.
O coordenador da restauração pelo Instituto Goia, Pedro Canal, explicou que toda a obra foi feita com um olhar cuidadoso de quem tem a responsabilidade de restaurar um patrimônio histórico. Pedro Canal destacou ainda que todo trabalho foi executado por jovens em situação de risco, orientados por profissionais.
Identidade

O prefeito João Coser destacou a forma apaixonada como a pesquisadora e todos os demais envolvidos na restauração trabalharam.
A reabertura da capela, segundo o prefeito, reforça a identidade cultural capixaba. "A cidade precisa aprender a cuidar mais da sua história e cultura. Fazemos isso a partir do Projeto Visitar, que, no último mês, alcançou a marca de 100 mil visitas realizadas", destacou.
O arcebispo de Vitória, D. Luiz Mancilha Vilela, reforçou a fala do prefeito. "A capela de Nossa Senhora das Neves, vai além da expressão de fé. Ela é um monumento histórico e cultural. Agradeço a todos que acolheram nossa ideia de restaurá-la", afirmou.
Matéria relacionada:
Professora da rede municipal resgata história da capela e de santa