Notícias

Rede Vitória do Bem conquista adesão de organizações e grupos de solidariedade

Publicada em 02/05/2019, às 16h16

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semas
Vitória do Bem
Rede Vitória do Bem promoveu entrega de brinquedos para criançada no último Natal
Divulgação Semas
Vitória do Bem
Rede de voluntariado também organizou jantar para pessoas em situação de rua

A rede Vitória do Bem continua crescendo e o número de voluntários aumentou ainda mais nesta semana. A maior novidade foi a criação de um campo, no site da rede, para o cadastro de entidades, grupos, coletivos e movimentos da cidade, efetivando a ponte entre as organizações e as pessoas que desejam fazer uma ação voluntária. A adesão foi imediata: quatro instituições se cadastraram no primeiro dia do novo campo.

A rede já tem 360 voluntários inscritos, que indicam suas habilidades e as áreas em que gostariam de atuar. Com o cadastramento das organizações, as campanhas, atividades e ações que necessitam de voluntários serão disponibilizadas na plataforma e divulgadas para todos os participantes, fortalecendo todo o movimento de voluntariado.

"O Vitória do Bem vai na contramão de uma sociedade cada vez mais individualista. Voluntários, grupos e entidades vão atuar juntos, em uma corrente de solidariedade", diz Dayse Behning, uma das coordenadoras da iniciativa.

Pioneira 

Uma das primeiras organizações a se cadastrar pelo site foi a Agência de Desenvolvimento de Recursos Assistenciais (Adra Brasil).

"Essa iniciativa é um bálsamo para quem quer fazer o bem. Nada mais apropriado do que essa ponte ser construída pela Prefeitura de Vitória, que é quem conhece a cidade como um todo e suas demandas. Não tem nada de político, nem de governo, nem de oposição para quem está envolvido com ações de solidariedade", disse o pastor Clairton Oliveira, coordenador da Adra no Estado.

Cadastro de organizações

O formulário para organizações formais ou informais que desejam fazer parte da rede de voluntariado Vitória do Bem fica no endereço http://sites.vitoria.es.gov.br/vitoriadobem/cadastro/. A organização preenche o nome, o CNPJ, se tiver, endereço físico e também site ou rede social e o campo de atuação - se é na Saúde, na Educação, no Esporte, na Cultura, no Lazer, na Assistência Social, no Meio Ambiente ou indica outra.

Depois, descreve as atividades que realiza, se permanentes ou se são mobilizações e campanhas. Também é necessário preencher o nome do responsável pela organização, com CPF, e-mail e telefones para contato. Há um espaço para indicar uma sugestão de campanha a ser realizada.

Além disso, no campo Fale Conosco, voluntários e organizações podem atualizar seus cadastros ou comunicar novas ações. "As ações serão divulgadas ainda por e-mails para as pessoas cadastradas e outros canais. Estamos a cada dia aprendendo com os participantes da rede e aperfeiçoando nossa plataforma", explicou Dayse.


Voltar ao topo da página